T28 Janeiro 2018
Loja

Um mar sereno em plena Baixa

A AGVA oferece um serviço personalizado a cada cliente, com peças básicas e intemporais, para quem não precisa de um rótulo na roupa para se sentir especial.

Carolina Guimarães

Até 2009, Álvaro Fernandes nunca tinha vivido da moda, mas a moda tinha sempre vivido nele. Foi nesse primeiro ano após o rebentar da crise que deixou a indústria farmacêutica (onde trabalhara 15 anos na área de marketing) e criou a AGVA – uma marca de camisas e fatos por medida.

A ideia surgiu ao perceber que havia uma lacuna a preencher. “Na altura não havia nada, não é como agora que todas as marcas fazem isso”, refere Álvaro, que desenha todas as peças – uma arte adquirida à medida que foi precisando (a necessidade aguça o engenho…), fazendo cursos e “aprendendo com quem sabe, pessoas que trabalham nestas áreas há 30 ou 40 anos”.
Em 2014 abriu a loja, numa fase em que o projeto cresceu, no espaço e na equipa. Amiga de Álvaro e cantora de profissão, Márcia Barros viu na AGVA a oportunidade para voltar ao mundo da moda (tinha tido um espaço no Centro Comercial Bristol), acrescentando ao projeto a vertente financeira e económica, já que Álvaro sempre esteve mais dedicado ao design e à concepção da marca.

Intemporalidade e sobriedade são as características dominantes da identidade das peças AGVA, que foge do berrante e espalhafatoso, saltando apenas ao olho dos verdadeiros apreciadores de moda.

T-shirts feitas em turco (como as toalhas) ou caxemira, tingidas com pigmentos vegetais, chá ou oxidadas naturalmente, peças em tecido de cânhamo, canetas numeradas ou calçado feito à medida por um sapateiro local, são alguns dos exemplos de quão especial é a oferta da AGVA.

“Os nossos clientes são pessoas com carisma e atitude e não precisam do rótulo da marca para se sentirem especiais”, diz Álvaro, acrescentando que “as peças nunca são desenhadas para uma pessoa em especial, mas sim a pensar numa forma de estar e numa filosofia de vida”.

As cores frias e sóbrias, a decoração do espaço e até alguns materiais usados remontam à forte ligação que a AGVA tem com o mar, começando até pelo nome. “AGVA tem muitos significados. O “G”, quando espelhado, transforma-se num “Q”, sendo por isso “aqua” – água, em italiano. A palavra lida de trás para a frente fica “auga”: mais uma vez, significa água, mas em português arcaico. Do centro para os lados lê-se “vaga”, uma onda provocada pelo vento”, explica Álvaro, que faz remo e vela desde jovem, tendo sido até campeão. A cor da marca é o azul cerúleo, o tom que espelha as tonalidades do Atlântico Norte.

A ligação marítima pode até ir mais longe, se atentarmos à diversidade dos sítios onde a marca está – Japão, Sardenha, EUA… Pelo mar ou por avião, o que interessa é chegar lá, e a AGVA está empenhada em construir o seu próprio caminho.

“Somos uma marca pequenina, com um crescimento sustentável. Mas orgulhamo-nos muito de sermos respeitados no exterior. Porque uma coisa é Portugal produzir para marcas de luxo, outra é ter uma marca portuguesa em sítios de luxo”, conclui Álvaro.

A Loja

AGVA
Rua General Silveira 33
Porto

Ano de criação 2009 Sócios Álvaro Fernandes e Márcia Barros Segmento Premium Produtos Roupa e sapatos para homem, óculos de sol, malas e outros acessórios unissexo Outros locais Japão, Itália, Suíça, Japão, EUA Serviços Roupa e sapatos feitos à medida

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