Os detalhes é que fazem a Moda
Fashion Forward

Juliana Cavalcanti

Nesta edição do T, Juliana Cavalcanti debruça-se sobre a questão da importância dos pequenos elementos que fazem uma peça.

Apesar da enorme variedade que a moda pode oferecer (e oferece), muitas vezes temos a sensação de já ter visto tudo, de ser mais do mesmo. E de facto muitas vezes é – e acabamos por sentir que não temos nada “especial”.

Isso também passou a acontecer mais depois do fenómeno do “mass market” ou o chamado “fast fashion”, quando as marcas deste sector tendem a arriscar menos, a oferecer linhas mais básicas para garantir a venda em grande volume – uma vez que peças mais conceptuais são um risco comercial. A maioria dos consumidores são mais cautelosos nas escolhas.

E para agravar, a sensação que temos hoje com tanta oferta deste mercado efémero e de baixos custos, é que pouca coisa é realmente especial, pensada com dedicação e atenção aos detalhes. É aí que chego ao tema deste artigo: para mim a moda é feita desta atenção aos detalhes.

Não estou aqui a falar de detalhes como bordados, brilhos, rendas, folhos… estes são outros pormenores que adicionam informação e diferencial a uma peça. Mas são ao mesmo tempo óbvios e causam por vezes um excesso visual que nem sempre é desejável.

Os detalhes que estou a falar são subtis, são quase características que parecem pertencer à peça mas que fazem toda a diferença. É dar ao básico um toque especial sem exageros, é a surpresa com discrição – e isso para mim é um dos maiores encantos da moda.

Mas o que seriam exactamente estes detalhes? Como encontrá-los?

São geralmente decotes inesperados, recortes improváveis, assimetrias harmoniosas, proporções incomuns, entre outras coisas que agregam valor e tornam especial uma peça teoricamente simples.

Elementos especiais
Os detalhes de que falo são subtis, parecem pertencer à peça, mas fazem toda a diferença
Quando estamos conscientes deles, fica também mais fácil identificar algumas boas opções no meio de tanta oferta do mercado actual.

Para facilitar o entendimento (e como a moda é linguagem visual), seguem alguns bons exemplos com ilustrações destes “detalhes especiais” para quem quiser ousar sem cair no óbvio ou no exagero. E um viva ao encanto discreto!

Decote nas costas: é um detalhe que para mim tem um encanto particular pois traz o factor supresa. Estamos acostumadas com os decotes na frente, o mais óbvio e visível. Por isso para mim o efeito quando temos uma frente “normal” e de repente as costas estão em evidência – nem que seja por uma abertura pequena, é especial.

Recortes inesperados: aqui o que torna a peça diferente é ter uma abertura onde não se espera. Esta é uma tendência que rcomeçou já há uns anos e para mim veio para ficar. Já não chamo tendência mas sim característica de algumas peças. São recortes que evidenciam a pele, por isso causa o efeito “mostrar só o suficiente para deixar o resto à imaginação” – é o menos que se torna muito mais.
Assimetrias: mais uma vez é a quebra do comum. Ou seja, a assimetria vem para romper com as formas a que estamos acostumados, romper com as formas simétricas perfeitas – agregando assim o tal diferencial inesperado.

Proporções incomuns: quebrar o padrão com a proporção inesperada. Ou seja, peças que têem uma parte maior ou com mais volume que o usual, atraindo a atenção para o detalhe. É uma peça que poderia ser básica mas que se torna especial por ter esta proporção “surpresa”.

Partilhar