Vale muito a Pena
T44 - Junho 19
Cantinas do Serrão

Manuel Serrão

No Restaurante Pena, onde nos sentimos em casa, a calma é imperativa para desfrutar de algumas das melhores propostas da gastronomia regional desta região amarantina

Um bom restaurante não tem que ser um segredo bem escondido, mas não raro encontro segredos bem escondidos que são restaurantes fantásticos. Eis um caso paradigmático do que acabo de afirmar: o restaurante Pena, na quinta com o mesmo nome,  localizado no meio da floresta entre Amarante e a Lixa.

Agora que o revi recentemente por obra e graça da amizade que o meu amigo Luís Miguel Ribeiro tem com o dono da casa Miguel Cardoso, mantenho a opinião com que fiquei no dia em que o conheci, há alguns anos atrás.

No  Pena, sentimo-nos em casa como se de uma casa de família se tratasse. Na verdade, até se trata, mas não é a nossa, nem a família, nem a casa… e é pena. Lá está, pena nossa, que não do restaurante Pena, onde vale a pena ir, antes que estas pérolas familiares fiquem mesmo longe de tudo. Longe de tudo em que se está a tornar a nossa vida.
Se o estimado leitor destas cantinas está em dia de querer comer “a despachar” qualquer coisa que lhe mate a fome, agradeço que siga o meu conselho de escolher outro restaurante que não este Pena.

Sem deixar pena
Recordo o risoto de cogumelos selvagens, o bacalhau lascado com migas e a bochecha de porco preto super tenra
Acredite que é mesmo uma pena que alguém siga o meu conselho de ir lá almoçar ou jantar sem levar consigo o espírito e a calma que este templo da gastronomia regional exige, porque o merece.

Se o ambiente chega a ser familiar, a comida está familiarizada com algumas das melhores propostas da gastronomia regional desta região amarantina. Dito  por outras palavras, existem sabores regionais tratados com o desvelo de sempre mas com a criatividade que os tempos modernos aconselham.

Do que lá já provei, recordo e recomendo o risoto de cogumelos selvagens, o bacalhau lascado com migas, a bochecha de porco preto super tenra e o polvo com batata doce.

Mas o que recomendo mesmo é que usem a belíssima esplanada, sobretudo se as noites deste Verão  estiverem à altura de algumas das noites de Maio em que eu reclamei com o Céu  por causa da pena que senti deste restaurante não ficar a 5 minutos da minha casa ou do meu local de trabalho.

 

RESTAURANTE
Restaurante Pena

Rua da Pena, 342

4600-787 Viva Caiz, Amarante

Partilhar