Um bom manjar quer-se quentinho
T56 - Setembro 2020
Cantinas do Serrão

Manuel Serrão

Desconhecido de Manuel Serrão até agora - apesar de conhecer o mindelo como a palma das mãos - o Manjar quentinho apresentou-se como uma excelente surpresa. Mas fica o aviso: este é um restaurante para comedores de barba rija!

Um manjar quentinho. Ao contrário de muitas pessoas, a minha sensibilidade e gosto por comida quente não mudam com as estações do ano. Posso concordar que uma boa feijoada ou um bom cozido à portuguesa são pratos mais apetecíveis com o tempo frio do que com o tempo quente. Como uma salada de lavagante ou uma língua afiambrada são mais aceitáveis nos calores do Verão do que no pino do frio do Inverno. Mas isto é outra conversa.

A comida que se deve comer quente quero-a sempre a escaldar e os pratos que se servem frios como a vingança, têm de me aparecer sempre frios. Independentemente da temperatura que fizer ou da estação do ano em que me forem servidos.

Esta nota introdutória foi para que os meus estimados leitores percebam porque é que simpatizei logo à primeira vista com o nome deste restaurante Manjar Quentinho, logo ali à direita quem vira  para o Mindelo da velhinha estrada nacional Porto / Vila do Conde. Como os meus pais têm casa no Mindelo desde 74, gosto de me gabar de que conheço todos os restaurantes que lá existem ou existiram, como o Ferreira e o Convívio.

Foi por isso com alguma vergonha e uma corda ao pescoço tipo Egas Moniz que fui neste Verão atípico conhecer o Manjar Quentinho (que já existe há 26 anos embora eu tenha a atenuante que só muito recentemente está como é) que se revelou ser o tipo de restaurante que muito gosto.

Boas entradas
Os cogumelos recheados e gratinados e as costelinhas antecipam muito bem uma bela carne grelhada
Quem estaciona o carro no parque fronteiro e dá de caras com aquela casinha azul bébé não suspeita que vai entrar num restaurante para comedores de barba rija. Mas vai!

Com espaços interiores e ao ar livre, a oferta de comidas é variada mas os cogumelos recheados e gratinados e as costelinhas de entrada são uma opção que antecipa muito bem uma carne grelhada a sério com uma dimensão igualmente séria… e que só pode ser para uma pessoa, lá está , se essa pessoa for um homem de barba rija. Se estivermos perante uma mulher, dispensa-se a barba, mas tem que ser rija na mesma.

No capítulo dos vinhos também anda lá mão de especialista com cultura internacional porque para além de rótulos nacionais pouco habituais em restaurantes fui lá reencontrar um Torrontés, o meu branco argentino preferido, que confirmou em pleno as minhas saudades.

Vale a pena a deslocação mas convém marcar e nem pensar em conjugar com uma ida à praia a seguir. Talvez jantar seja mais seguro.

RESTAURANTE
Manjar Quentinho

Rua da Estação, 50

4485-486 Mindelo

Partilhar