Rei dos peixes na Bairrada
T55 - Julho/Agosto 2020
Cantinas do Serrão

Manuel Serrão

Em terra de cegos quem tem olho é rei. Em terra de leitões quem tem olho de peixe é Rei. Neste caso da Bairrada é o Rei dos Leitões. O estimado leitor está baralhado? Manuel Serrão explica

Durante muitos anos e muitas idas aos vários templos do leitão na Bairrada,  ocorria-me uma interrogação recorrente. Os moradores da zona, quando iam almoçar fora e queriam descansar do leitão, comiam o quê e onde? Apesar de ter posto esta questão várias vezes a mim próprio e até a várias personalidades que respeito no mundo da gastronomia, só encontrei uma resposta satisfatória quando conheci este Rei dos Leitões.
Convém esclarecer que ainda neste mês de julho lá estive a comer um delicioso leitão, ainda por cima a convite e na companhia de dois concorrentes de peso. A saber, o Miguel e o José António, donos respectivamente da Marisqueira de Matosinhos e da Cozinha do Manel, na Rua do Heroísmo, no Porto. Se estes senhores vão de propósito até à Mealhada para comer leitão neste Rei, acho que não preciso de acrescentar mais nada quanto à excelência do reco que lá se assa.

O peixe também é rei
Se estiver na Mealhada e sentir vontade de comer peixe, pode esperar sentado no Rei dos Leitões, que ela passa!

Mas o que faz ainda mais a diferença neste Rei, bem mais do que o leitão, são os outros pratos a começar pelo peixe. Pelos peixes, que são sempre mais do que um. Não tenho o topete de garantir que é lá o melhor peixe de Portugal, mas posso atravessar-me com uma sentença do tipo: quem escolher peixe no Rei dos Leitões sai de lá como um rei. Ou então: se viver na Mealhada, Anadia ou perto da Curia ou estiver por essas bandas e sentir uma forte vontade de comer peixe, pode esperar sentado no Rei dos Leitões, que ela passa!

E também fica a minha garantia que se passa lá um bom tempo. Se tiver coragem para uma aguardente especial que lá têm guardada, vai ver que  até parece que o tempo nem passa.

RESTAURANTE
Rei dos Leitões

Av. da Restauração, 17

3059-382 Mealhada

Partilhar