Os rojões e o Papa
T39 Janeiro 19
Cantinas do Serrão

Manuel Serrão

Com peixe sempre fresco e carnes para grelhar à semana e com os célebres Rojões com Arroz de Sarrabulho ao fim de semana, a Tulha, em Ponte de Lima, é um ponto de paragem obrigatória.

O Restaurante A Tulha, instalado num antigo celeiro no centro histórico de Ponte de Lima, tem dois registos que importa conhecer: durante a semana funciona mais com grelhados de peixe ou carne, mas ao fim de semana serve a boa comida regional.

Não são só os restaurantes como A Tulha que mudam de registo ao fim de semana em Ponte de Lima. Naquela que se orgulha de ser a vila mais antiga de Portugal, uma coisa são os dias de semana e outra, bem diferente,são os dois dias do fim de semana. Onde a terra que Daniel Campelo pôs no mapa fica atulhada de gente.

Sobretudo quando o tempo aquece, de Maio em diante, mas também na quadra natalícia, o fim de semana em Ponte de Lima é o fim do mundo. O leito seco do rio transforma-se num gigantesco parque de estacionamento e o centro histórico da vila enche-se de visitantes, com sotaques vários, com destaque para o espanhol.

Nestes dias onde a reserva é obrigatória, A Tulha tem os célebres Rojões com Arroz de Sarrabulho, que serve em grande escala. Já nos dias de semana, o que é obrigatório é a encomenda, porque a escala é outra.

Pedido obrigatório
Quem demanda Ponte de Lima pela primeira vez e sobe a rampa que nos leva ao Tulha, é rojões que tem de pedir

Como o meu amigo Rogério gosta de dizer, o seu restaurante trabalha com peixe sempre fresco e carnes para grelhar. Percebe-se que numa terra onde há rojões e sarrabulho em cada esquina, exista vontade de diferenciar. Mas também em Ponte de Lima é o povo quem mais ordena e os pratos regionais que parecem ter sido postos na ementa quase por obrigação, recolhem os favores principais, sem precisarem de “cunha”.

Continuando na saga das encomendas, lembremo-nos do Arroz de Bacalhau à moda da casa e dessa especialidade recomendada que é o arroz de peixe. Mas isso é o que pode pedir quem já se atulhou por lá várias vezes, nas feiras novas ou na vaca das cordas. Quem demanda Ponte de Lima pela primeira vez e sobe a rampa que nos leva ao Tulha, é rojões que tem de pedir e já se sabe que o arroz de sarrabulho tem que constar da encomenda.

Agora que as nossas exportações para Itália estão a crescer, até fica oportuno dizer que senão é como ir a Roma e não ver o Papa.

RESTAURANTE
A Tulha

Rua Formosa, nº 4

4990-117 Ponte de Lima

Partilhar