O Senhor das Marisqueiras
T34 Julho/Agosto 18
Cantinas do Serrão

Manuel Serrão

Nesta edição das Cantinas, Manuel Serrão enaltece o papel das populares marisqueiras para a cultura portuguesa e destaca A Marisqueira de Matosinhos como um dos excelentes exemplos destas casas, que tanto têm para oferecer.

Num País que vai lentamente descobrindo que uma das suas marcas distintivas de maior relevância e potencial económico é o Mar, não podemos deixar de enaltecer o trabalho desenvolvido nesta área pela nossa gastronomia e, em especial, por um profuso conjunto de instituições de cariz ibérico que designamos vulgarmente por “Marisqueiras”.

Em todo o País e, particularmente nesta região, tem sido Matosinhos o porta-bandeira desta ligação ao Mar que, estando no código genético da cidade, poderia ser ainda mais e melhor explorado.

A Marisqueira de Matosinhos foi sempre mais conhecida pelo nome dos seus protagonistas. Primeiro por Henrique Torres, o grande inspirador deste conceito na cidade, depois por Miguel Faria que soube ser seu digno sucessor e que comanda com suave, mas eficaz liderança, esta que é uma das melhores casas do género em todo o Mundo. É também aqui que me tenho cruzado com muitos amigos e clientes da ITV, que na maior parte das vezes que procuram uma marisqueira, demandam terras de Matosinhos.

O sucesso da casa baseia-se em 3 segredos principais:

Primeiro – um serviço inexcedível de simpatia, disponibilidade e rigor. Quantas casas de boa comida se condenam por um serviço, desmazelado ou periclitante? Não é este o caso. O meu amigo Miguel, que muito mais que o Senhor de Matosinhos é o Senhor das Marisqueiras, comanda, com brilhantismo, uma equipa de grandes profissionais de restauração.

Serviço inexcedível
Quantas casas de boa comida se condenam por um serviço, desmazelado ou periclitante? Não é este o caso

Segundo – uma irrepreensível qualidade no produto. O peixe e marisco garantem autenticidade, frescura e proveniência. Do melhor que há no Mundo. O mesmo na carne, sempre certificada e sem qualquer reparo de qualidade ou de origem.

Terceiro – uma enorme simplicidade de processos. O que é bom, só precisa de ser aclarado! E é isso que se faz, com exuberante simplicidade, na Marisqueira do Miguel.

Nos mariscos, como diz o Miguel, é tudo bom. Mas não podemos deixar de recomendar o lavagante com arroz de manteiga, uma explosão palatina de elevado coturno. O camarão da costa e os perceves completam esta onda marinha que nos lava a alma e nos conquista os sentidos.

No peixe, uma grelha soberba à altura dos grandes de Matosinhos, com peixe fresco de gabarito superior. Nem vale a pena seleccionar – é só perguntar o que está a sair. Na carne referência para os “rolhas” do lombo e da vazia e para a carne de porco à alentejana, adoptada na casa com esmero e representada com notável sapidez.

Sobremesas de boa estirpe com a fruta laminada e os doces regionais (excelente leite creme) à cabeça.

Garrafeira ampla e generosa, sem ser especulativa, como muitas vezes ocorre em casas deste gabarito.
E pronto, está tudo visto. Parabéns ao Grande Miguel que na sua “verde” suavidade e simpatia, sabe reunir à Sua mesa, o “azul”, o “vermelho” e todas as cores e sabores do mundo.

RESTAURANTE
A Marisqueira de Matosinhos

Rua Roberto Ivens 717
4450-255 Matosinhos

Partilhar