Dois dedos de testa
T46 - Setembro 19
Cantinas do Serrão

Manuel Serrão

Provando que tem muito mais do que dois dedos de testa, Manuel Serrão leva-nos nesta edição até à Adega do Testas, onde o peixe grelhado faz as delícias dos comensais

Ter dois dedos de testa costuma ser sinónimo de gente inteligente, com boa cabeça. Escolher um bom restaurante nem sempre resulta de um acto de inteligência. As mais das vezes é sorte mesmo: sorte de cair nele de pára-quedas, sorte de conhecer a pessoa certa que o conhece e recomenda ou sorte ainda maior de ter a pessoa certa que não só o conhece e recomenda, como nos leva lá.
Desde o ano do 25 de Abril mais conhecido em Portugal que os meus pais têm casa de férias no Mindelo, concelho de Vila do Conde, pelo que desde a minha adolescência que ando muito por esta zona, espraiada entre pinhais, rio e mar, sempre a suspirar por encontrar um bom restaurante.
Ao longo dos anos fui encontrando vários, alguns dos quais até ja partilhei com os leitores destas Cantinas, como o magnífico Romando, em Árvore (e que tem agora um “filho” na marginal do rio Ave, com sushi para quem gosta e uma vista de que gostam todos) mas foi preciso ter conhecido o Ricardo Santos, meu cliente da Blue Kids e meu parceiro com a Associação Comercial e Industrial de Vila do Conde, a que preside, para me sentar pela vez primeira na Adega do Testas.

assadura no ponto
Do catálogo dos peixes selvagens saltou depois para a mesa um rodovalho como manda a sapatilha

Logo de entrada aprendi que se trata de um restaurante para gente da terra, amigos e conhecidos. Não é só por não ter muitos lugares. É por só querer gente assim que tem poucos lugares. Por essa razão ou por outra que há-de ter a ver com quem põe as mãos na massa, tudo o que lá comi era absolutamente amigável para o meu gosto, o meu estômago e o meu corpo em geral.
Como aperitivos recordo a excelência de um polvo em vinagrete e moelas de comer e chorar por mais. Do catálogo dos peixes selvagens saltou depois para a mesa um rodovalho como manda a sapatilha, com a assadura no ponto e um bom arroz branco seco…como a também o vinho que escolhemos.
Lá voltarei sozinho…ou bem acompanhado como foi este caso no meu debute no Testas.

RESTAURANTE
Adega do Testas

Rua Comendador António Fernandes da Costa, 63

4480-754 Vila do Conde

Partilhar