T80 - Fevereiro 23
Serviço Especializado

Uma forma invulgar de imprimir

A empresa Invulgar Artes Gráficas, fundada em 1996 e situada num parque industrial da cidade de Penafiel, é uma gráfica comercial clássica “igual a tantas outras”. A Invulgar nasceu pequena, “mas com o passar do tempo foi crescendo até se tornar numa empresa de certa magnitude, graças ao serviço e qualidade que oferecem”.

T

A empresa Invulgar Artes Gráficas, fundada em 1996 e situada num parque industrial da cidade de Penafiel, é uma gráfica comercial clássica “igual a tantas outras”. A Invulgar nasceu pequena, “mas com o passar do tempo foi crescendo até se tornar numa empresa de certa magnitude, graças ao serviço e qualidade que oferecem”, como diz ao T Jornal o seu diretor comercial, Abílio Soares. É óbvio, diz, que quanto mais cresce uma empresa, maior é o nível de exigência. José Dias, igualmente administrador, que valoriza especialmente a qualidade, confia nos seus profissionais, “que sabem da forma como fazer as coisas até ao último detalhe”.

Um administrador e um diretor comercial não têm de ser necessariamente amigos para levar por diante com êxito uma empresa, mas tão pouco é uma desvantagem que o sejam de facto. Bem pelo contrário! A história das empresas está cheia de casos em que as animosidades internas acabaram por ditar o fim prematuro de organizações empresariais – mas, ao contrário, não são muitos os exemplos de empresas que fecham as portas por serem geridas por amigos. José Dias, administrador e Abílio Soares, diretor comercial, são um bom exemplo disso, reforça a Invulgar – que neste capítulo cumpre o seu nome: é invulgar. 

Ambos contam que há mais de 30 anos que mantêm uma grande amizade, que começou quando ambos, na mesma altura e na mesma gráfica, iniciaram a sua aprendizagem no ofício. Mesmo na hora aguda de decidirem as suas vidas quando a gráfica onde trabalhavam cessou a atividade, unidos pelo mesmo pensamento e vontade, afirmaram essa amizade e, associados a outros colegas, montaram a sua própria empresa.

Apesar das dificuldades iniciais – “e muitas foram”, salienta a dupla – nunca o ‘duo dinâmico’ deixou de lutar lado a lado, aliados no mesmo desafio. E mesmo nos momentos em que o ambiente interno da empresa foi de algumas incompreensões e sofreu algumas mudanças, foi sem ressentimentos e sempre com grande espírito de cooperação, compreensão e amizade que alteraram na empresa o que tinha de ser alterado.

“Em mais de 30 anos que levamos trabalhando juntos, não me recordo de alguma vez termos brigado a sério”, comenta José Dias. E Abílio Soares concorda. “É óbvio que nem sempre estamos de acordo, mas a maioria das vezes encontramos rapidamente solução”, diz Abílio Soares, acrescentando: “para nós é algo natural pedir a opinião um do outro. 

Considerados autênticos profissionais da indústria gráfica com valiosos conhecimentos técnicos do sector desde a impressão ao acabamento, burilados por anos de afinco na profissão, aliam ao saber o bom senso, a prudência, o esforço e o sacrifício para responderem aos problemas que o funcionamento imperfeito do mercado e da economia provocam no dia-a-dia das empresas.

Conscientes das suas responsabilidades como impulsionadores do desenvolvimento da Invulgar, a sua amizade de longos anos “vividos com o coração e a razão”, levá-los-á sempre a estar em perfeita sintonia no projeto que abraçaram, cada um contribuindo para o êxito da empresa.

O Serviço

Invulgar - Artes Gráficas
Rua da Fonte Nova 1 Lt. 21
4560-154 Penafiel

O que faz? Todos os serviços de artes gráficas, desde a impressão aos acabamentos

Fundação: 1996

Página online: https://invulgar.pt/

Partilhar