T77 - Novembro 2022
Serviço Especializado

A fábrica do sabonete em pó

É com a pandemia, em 2020, e o consumo em massa de sabonetes líquidos e álcool gel, que surge a ideia do sabonete em pó.

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Foi na última edição da Intergift, em Madrid, que a Longlife mostrou ao mundo os sabonetes em pó, a sua última novidade. “Não existiam e são os únicos no mundo”, frisa Sérgio Marques, comercial responsável pela área dos produtos do segmento profissional da empresa. Criada em 2016, é uma saboaria artesanal desde sempre focada no mercado internacional e que sempre teve nos sabonetes o grosso do seu negócio. 

É com a pandemia, em 2020, e o consumo em massa de sabonetes líquidos e álcool gel, que surge a ideia do sabonete em pó. “Ambos consomem grandes quantidades de água e foi do contacto com clientes internacionais que surgiu a necessidade de criar um produto que substituísse o sabonete líquido”, revela Sérgio Marques. Para lançar este produto inovador, era preciso também um dispensador próprio, desafio que foi assumido internamente e mostra a capacidade e dinamismo a empresa. 

A par do sabonete em pó, o ano da pandemia fez também disparar as exportações para mais de 20 países e, com isso, o investimento no alargamento das instalações e aumento da capacidade produtiva. “Hoje já não existem muitas fábricas a fazer o que nós fazemos”, regozija-se o comercial da empresa.

Sendo artesanais, os sabonetes da Longlife valorizam os produtos locais. Têm origem 100% natural e são produzidos através de matérias-primas 100% vegetais, sem quaisquer derivados de petróleo ou petroquímicos. “E com um nível durabilidade que não é comparável aos sabonetes convencionais”, reforça Sérgio, apontando ainda à qualidade, certificada pelo Relatório SGS de 2021.

Com a utilização do sabonete em pó a Longlife garante a poupança de 92% de água, um dado a ter em conta pelas empresas e organizações que apostam nas práticas sustentáveis. “E estamos apenas a considerar a parte da formulação e não todo o processo desde a produção até à sua utilização. A produção apenas necessita de 6 a 7% de água face aos 60 a 70% que um sabonete líquido exige”, destaca Sérgio Marques. 

Desenvolvidos ao longo de 2021, os sabonetes em pó e os dispensadores, em cortiça, desenvolvidos na empresa encontram-se em fase de patenteamento e a LongLife aposta decididamente na expansão do mercado. “Para que a mudança seja efetivamente sentida é preciso um mercado de grande escala a resistência à inovação tem sido maior desafio”, explica, dando conta de que têm vindo a desenvolver campanhas de sensibilização junto de autarquias e dos segmentos hoteleiro, hospitalar e escolas, para os quais o produto se mostra adequado. 

Em boa parte dos vinte países para onde a Longlife já exporta há já acordos para a distribuição dos sabonetes em pó e respetivos dispensadores. Depois da presença na Intergift e na Expo Dubai, a novidade vai se dada a conhecer também nas próximas edições da Maison & Object,em Paris, e na Cosmoprof, em Bolonha.

O Serviço

LongLife – Saboaria Artesanal Portuguesa
Rua Cardillium 5
2350-083 Torres Novas

O que faz? Sabonetes artesanais difusores de cortiça e velas Instalações Fábrica com dois pavilhões com 2.500m2 de área coberta, incluindo um showroom Fundação 2016 Equipa 30 pessoas Página Online https://www.longlife.pt/

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