Ana Rodrigues
Com uma proposta casual chic, a marca portuguesa Zolf, especialista em fatos que não enrugam, tem um novo espaço que oferece um serviço de tailoring. Este é a segunda loja da insígnia e localiza-se em Braga. A marca tem como objetivo expandir-se para a generalidade do país, a começar por Lisboa.
Estando já nos planos a abertura de mais duas lojas para 2024, incluindo na capital, devido “à grande procura dos clientes de espaços com as nossas peças em Lisboa”, como mencionou a empresa à NIT, outro dos objetivos é continuar a apostar na expansão do negócio recorrendo ao franchising, nomeadamente dos vários contactos com propostas vindas da Europa.
Os fatos ‘travel suits’ que não enrugam e que têm resiliência ao movimento são etiqueta da marca e muitos clientes procuram o acompanhamento personalizado que lhe é característico. O serviço de tailoring disponível no novo espaço permite que os clientes possam escolher entre um vasto leque de peças e, assim, criem looks à medida das suas preferências.
A marca portuguesa masculina expressa que tem dois tipos de clientes numa faixa etária que vai dos 26 aos 50 anos: o de classe média-baixa que vê na marca “a sua melhora roupa”; e o de segmento médio-alto que aprecia o fitting e o conforto dos desenhos. É no norte do país que as peças são produzidas, em fábricas situadas nas zonas de Braga, Guimarães, Famalicão e Felgueiras, sendo que na confeção são priorizados materiais como o algodão ou a lã com alguma percentagem de licra ou elastano.
Surgida em 2016, a Zolf começou por ser um projeto disponível online com apenas treze referências à venda. O fundador, Luís Mendes, abriu a primeira loja em Guimarães em 2019 e desde agosto de 2023 está também em Braga – para além da presença em várias lojas multimarca, totalizando 90 pontos em Portugal e no mercado externo (Espanha, Suíça, Países Baixos e Grécia).