Bebiana Rocha
No âmbito do projeto Be@t, a Zippy participou num projeto-piloto sobre o Passaporte Digital de Produto (DPP), que resultou na criação de passaportes digitais para três artigos da sua coleção Primavera/Verão 2025 de criança, já disponíveis nas lojas.
Este ‘cartão de cidadão’ das peças dá acesso a informações detalhadas como a pegada ambiental, os processos envolvidos na sua produção e os quilómetros percorridos ao longo da cadeia de abastecimento. Por exemplo, um vestido em piqué, produzido na Índia, registou um consumo de água de 61 litros, uma pegada carbónica de 0,21kg CO2 eq. e um consumo de químicos de 51 gramas. No total, agregou seis atividades produtivas e percorreu 12.978km até chegar ao cliente final.
A marca perceciona esta experiência como um reforço do seu compromisso com a sustentabilidade e a transparência, ao tornar visível todo o percurso da peça, desde a origem até ao ponto de venda.
João Oliveira, diretor do departamento para a transição digital do CITEVE, sublinha que o Passaporte Digital de Produto “é essencial para promover a transparência e a circularidade na economia dos dias de hoje”. E acrescenta: “permite rastrear o ciclo de vida completo dos produtos, fornecer dados de origem, materiais, impacto ambiental e possibilidade de reutilização ou reciclagem”.