Bebiana Rocha
A Zeeman, marca neerlandesa de vestuário, publicou o relatório de responsabilidade social e corporativa relativo a 2023. Os números mostram um aumento para 71% no uso de materiais sustentáveis, que comparam com os 53% de 2022, e uma expansão do programa de recolha de roupas usadas, que abrange agora 1043 lojas e permitiu a recolha de mais de 34 mil peças.
O relatório mostra também que 93% de toda a roupa e têxteis de algodão foram fabricados com algodão mais sustentável, concretamente com Better Cotton. É também partilhado que 13% da coleção têxtil da Zeeman é fabricada com materiais reciclados, algodão e poliéster, comparativamente aos 4,6% de 2022.
A marca que se intitula como 100% familiar registou 974 milhões de euros em vendas e 281 milhões de produtos vendidos. “A nossa missão é manter os têxteis básicos produzidos de forma justiça e a preços acessíveis para todos”, diz em comunicado. A empresa conta com três lojas abertas em Portugal e foi recentemente distinguida pelo Transparency Benchmark nos Países Baixos como o retalhista mais transparente.