12 maio 25
Marcas

Bebiana Rocha

Zara celebra 50 anos com coleção comemorativa

A Zara assinalou no passado dia 9 de maio meio século de história com uma campanha de celebração à altura do seu impacto global. Sob o mote ’50 anos, 50 ícones’, a marca espanhola reuniu 50 das modelos mais influentes do mundo numa produção assinada por Steven Meisel. O vídeo comemorativo conta com nomes como Adriana Lima, Naomi Campbell e Irina Shayk, entre outras figuras da moda internacional.

O aniversário foi igualmente assinalado com o lançamento de uma coleção exclusiva de 128 peças, composta por fatos e básicos sofisticados. No site oficial, a Zara sublinha que continua “a focar-se em oferecer uma experiência de compra sem descontinuidades, combinando lojas físicas e uma plataforma online integrada para ir ao encontro dos clientes onde quer que estejam”. Esta abordagem omnicanal, aliada à flexibilidade criativa das coleções, produção ágil, logística eficiente e presença em localizações premium, tem sido apontada como uma das chaves para o sucesso da marca fundada por Amancio Ortega.

A primeira loja do grupo abriu na Rua Juan Flórez, na Corunha, atualmente a Zara tem lojas espalhadas por 98 países e presença digital em 214 mercados, sendo apoiada por uma equipa de 300 profissionais nas áreas comercial e de design.

Para além da inovação estética e comercial, o grupo tem-se afirmado prelo compromisso com a responsabilidade social. Em 2007, tornou-se a primeira empresa de vestuário a assinar um acordo-quadro global com a IndustriaALL Global Union, promovendo os direitos dos trabalhadores na sua cadeia de abastecimento.

Em 2010, estreou-se no e-commerce e, mais recentemente, em 2022 lançou uma plataforma dedicada à revenda de artigos seminovos. Cinco décadas depois da primeira loja, a Zara reforça o seu papel como referência da moda global.

Partilhar