04 novembro 25
Economia

Bebiana Rocha

XI Encontro Ibero-Americano Empresarial debate futuro das relações UE-Mercosul

O Instituto para a Promoção da América Latina e Caraíbas (IPDAL), com o apoio da CIP – Confederação Empresarial de Portugal, organiza no próximo dia 18 de novembro, no Hotel EPIC SANA Lisboa, o XI Encontro Ibero-Americano Empresarial, subordinado ao tema “Negócios sem fronteiras: O futuro das relações UE-Mercosul”.

A iniciativa tem como objetivo debater as oportunidades e os desafios das relações económicas entre a União Europeia e o Mercosul, promovendo um espaço de diálogo e reflexão sobre o Acordo de Associação UE-Mercosul e as suas implicações para o tecido empresarial.

Durante o encontro será apresentado o relatório técnico “Análise das implicações do Acordo de Associação Mercosul-UE”, que identifica as principais oportunidades de negócio que o acordo oferece às empresas europeias e latino-americanas. O estudo será apresentado pelo seu autor, Dante Sica, ex-ministro da Produção e do Trabalho da Argentina, que participará como orador no evento, a par de Andrés Malamud, investigador principal do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, e Miguel Relvas, consultor empresarial.

O programa inclui ainda uma sessão interativa sobre os impactos práticos do acordo no setor privado, com apresentação de Rogério Gouveia, presidente e CEO da Sociedade de Desenvolvimento da Madeira, e uma mesa-redonda com a participação dos embaixadores dos países do Mercosul em Portugal (Argentina, Brasil, Uruguai e Paraguai), Yolanda Roman (Global Managing Director of Public Affairs da Atrevia), Rafael Rocha ( diretor-geral CIP), Paulo Rios de Oliveira (AICEP) e Paulo Matheus (diretor em Portugal da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – ApexBrasil).

As intervenções de abertura e encerramento estarão a cargo de Paulo Neves, presidente do IPDAL, Frederico Ludovice, secretário-geral adjunto da Secretaria-Geral Ibero-Americana, João Rui Ferreira, Secretário de Estado da Economia de Portugal, e Ignacio Salafranca, vice-presidente da Fundação EuroAmérica. A inscrição é obrigatória, formulário aqui.

Partilhar