Bebiana Rocha
A AIMMAP vai realizar, em breve, um workshop online sobre autoconsumo e autoconsumo coletivo, aberto aos associados da ATP. Ao longo de seis dias, as empresas Greenvolt, Galp, Elergone, Profit Energy, Open Plus e EDP C irão apresentar soluções diversas, abordando autoconsumo, armazenamento e venda de energia à rede, cada uma com ofertas específicas.
“O autoconsumo é a produção de energia elétrica dentro das instalações para consumo próprio. O novo regime em Portugal prevê apenas a produção a partir de fontes de energia renovável, aproveitando recursos endógenos e reduzindo a dependência do sistema elétrico”, explica o email enviado pela Associação esta tarde.
O autoconsumo coletivo, por sua vez, surge como uma nova modalidade que permite estender o conceito de autoprodução a várias instalações próximas da unidade de produção. Esta solução, que se baseia na partilha de energia entre diferentes consumidores que se associam para investir, pode ser uma oportunidade particularmente interessante para empresas do setor têxtil, dada a proximidade geográfica entre muitas delas.
O novo regime de autoconsumo introduz ainda conceitos como consumo medido, consumo fornecido pelo comercializador, injeção de energia na Rede Elétrica de Serviço Público, excedentes e produção imputável a cada instalação, refletindo as mudanças necessárias face ao aumento do preço da energia elétrica e à crescente importância da autoprodução, com ou sem armazenamento ou venda à rede.
Os interessados devem manifestar o seu interesse para lucia.babo@atp.pt, para receberem a ficha de inscrição. Data limite: 25 de setembro.