Bebiana Rocha
A Woolmark acaba de lançar uma nova gama de amostras de denim que promete transformar este clássico intemporal num artigo premium e de alto desempenho. A aposta passa pela incorporação da fibra de lã — natural, renovável e biodegradável — em têxteis com aparência de denim, elevando as suas propriedades técnicas e estéticas.
Graças à lã, os novos tecidos oferecem vantagens como termorregulação, elasticidade com recuperação, resistência a odores e maior durabilidade. A proposta inclui misturas inovadoras como lã e cânhamo, lã e liocel, ou mesmo versões em 100% lã extrafina fiada.
A combinação de lã com liocel eleva o luxo e o conforto, melhorando o caimento, o brilho, a suavidade e conferindo uma aparência mais limpa e refinada. Já a mistura de lã com linho ou cânhamo une a resistência natural do linho à elasticidade e ao calor da lã, criando um tecido com superfície limpa e inspirada no denim. Esta fusão aproveita a textura fresca do linho e as propriedades isolantes e macias da lã, resultando num toque equilibrado, durável e sofisticado, anuncia em comunicado. Por sua vez, a lã combinada com fibras sintéticas acrescenta funcionalidade, proporcionando maior durabilidade, eficiência de custos, rigidez, elasticidade e a possibilidade de produzir tecidos mais finos, mas ainda assim resistentes.
Os tecidos em denim com lã utilizam uma ampla gama de títulos de fio e gramagens para responder a diferentes aplicações. “Os títulos variam desde fios grossos 2/8 Nm, ideais para tecidos pesados (com gramagens até 680 g/m²) destinados a calças e casacos, até fios finos 2/80 Nm, perfeitos para tecidos leves usados em camisaria”, lê-se no catálogo digital.
Que faz ainda referência às tecnologias avançadas do denim de lã e também dos tratamentos – “O tecido recebe um tratamento com polímero de poliuretano, que ajuda a manter o seu aspeto mesmo após várias lavagens”, contextualiza.
Por outro lado, “diferente das poliamidas comerciais comuns, a resina Hercosett utilizada no tratamento da lã para lavagem à máquina assegura a preservação da qualidade, textura e aparência do tecido ao longo do tempo”, continua.
No que toca ao tingimento índigo em lã para denim 100% lã, destacam-se processos inovadores e mais sustentáveis, como o tingimento do tecido que evita o tingimento dos fios, a impressão a frio com índigo natural e a aplicação direta de pigmentos com tecnologias que eliminam a necessidade de banhos húmidos. Estas técnicas garantem o aspeto tradicional do denim com menos impacto ambiental e maior eficiência.