Bebiana Rocha
O Wool Covilhã pretende continuar a afirmar-se como um evento exemplar de transformação do território e da comunidade. Assim, nesta 12ª edição, o foco estará em fomentar ainda mais a participação da comunidade, através da ação ‘Todos somos um’.
Esta atividade propõe, por meio da técnica de esmirna sobre uma base retangular de pequena dimensão, a transformação de milhares de farrapos e quilómetros de lã num tapete de grande dimensão que ocupará um local central da cidade.
A técnica de esmirna, conhecida também como nó de esmirna ou tapete de esmirna, é uma técnica tradicional de tecelagem manual usada para fazer tapetes com nós curtos e densos, tendo origem na Turquia.
A ação artística comunitária decorrerá entre abril e junho, tendo como público principal os mais idosos. “Esta ação artística irá desafiar e visitar instituições de solidariedade social de todo o concelho da Covilhã, incluindo as freguesias mais remotas”, afirma a organização em comunicado.
Todo o desenho e coordenação da iniciativa estará a cargo do projeto A Avó Veio Trabalhar – “os idosos são detentores de sabedoria e experiências que devemos partilhar”, conclui.