10 fevereiro 25
Digitalização

Bebiana Rocha

Webinar de lançamento do DigitX Innovation Hub é esta quinta

O webinar de apresentação da plataforma DigitX Innovation Hub é já esta quinta-feira, dia 13 de fevereiro, pelas 14h30.Organizado pela European Technology Platform for the Future of Textiles and Clothing (Textile ETP) em conjunto com parceiros tecnológicos e de inovação de renome, este hub pretende servir de braço direito às empresas, investigadores e outros stakeholders na adoção de soluções digitais que impulsionem a competitividade e sustentabilidade.

“O DigitX Innovation Hub trará conhecimento prático e as soluções tecnológicas mais recentes aos profissionais da indústria têxtil e da moda a toda a Europa”, enfatiza Lutz Walter, secretário geral da Textile ETP, ao T Jornal.  “Este programa de formação e networking vai ajudar tanto os recém-chegados com tutoriais como as empresas mais avançadas que procuram aprofundar o seu conhecimento técnico”, acrescenta.

Durante o evento serão apresentados os coanfitriões, nos quais se inclui o CITEVE, na pessoa de João Oliveira, e a EURATEX, representada por Pedro Gonçalves. Serão também apresentados um por um os parceiros de inovação e tecnologia, entre os quais a Lectra e a Smartex.AI, através de Phillipe Ribera e Gilberto Loureiro, respetivamente.

O momento servirá ainda para Lutz Walter, fazer a apresentação das principais atividades previstas, seguida de uma sessão de perguntas e respostas. A inscrição é obrigatória. As empresas podem desde já inscreverem-se no DigitX Innovation Hub que dará acesso a webinars, tutoriais, workshops, plataformas com conteúdos gravados, entre outras ferramentas úteis para abordar em conjunto temas ligados à inteligência artificial, à digitalização das cadeias de abastecimento e ao passaporte digital de produto.

“O programa cobre três grandes áreas de aplicação da tecnologia digital na indústria, designadamente: design e criação de produto, produção e gestão da cadeia de abastecimento. As principais tecnologias abrangidas serão IA generativa, automação industrial inteligente, através de sensores e robótica, e rastreabilidade da supply chain, via troca de dados ou blockchain”, especifica.

Serão igualmente analisados novos modelos de negócio baseados em dados e como a digitalização pode promover uma maior sustentabilidade. “Esperamos centenas de empresas europeias neste programa, incluindo várias portuguesas”, conclui.

Partilhar