24 julho 24
Economia

Bebiana Rocha

Von der Leyen apresenta um Plano Europeu de Prosperidade

A Nova Comissão Europeia, liderada por Ursula Von der Leyen, publicou um documento com as prioridades políticas para uma Europa mais próspera, sob um horizonte temporal de cinco anos sobressaem seis pontos chave, em linha com o recente Manifesto da Euratex.

Facilitar os negócios e aprofundar o mercado único; construir um acordo industrial para descarbonizar e reduzir os preços da energia; colocar a investigação e a inovação no centro da economia; aumentar a produtividade com difusão de tecnologia; investir na competitividade sustentável e combater as lacunas em termos de competências de mão de obra, são os pontos a realçar.

No documento Ursula Von der Leyen afirma que a União Europeia deve ser mais rápida, mais simples, mais focada e mais unida, apoiando as pessoas e as empresas. A Europa, deve, nas suas palavras, ser capaz de agir de forma soberana e trabalhar com parceiros globais, para enfrentar desafios de segurança, mudanças climáticas e competitividade. Aproveita também para fazer um apanhado dos avanços dos últimos cinco anos, como por exemplo o European Green Deal.

Partilhar