14 fevereiro 24
Retalho

Ana Rodrigues

Vendas a retalho: Portugal contraria tendência da União em dezembro

Portugal registou um aumento de 0,7% no volume de negócios de comércio a retalho, ajustado sazonalmente. Este valor contraria a contração de 1,1% na Zona Euro e 1% na União Europeia, em comparação com novembro. Face ao mesmo mês de 2022, o índice de vendas a retalho diminuiu 0,8% na Zona Euro e 0,7% na UE.

Mais especificamente, na zona euro, em dezembro, face a novembro, o volume do comércio a retalho diminuiu 1,6% para os produtos alimentares, bebidas e tabaco, 1% para os produtos não alimentares e 0,5% para os combustíveis. Na União Europeia, desceu 1,8% para os produtos alimentares, bebidas e tabaco e 1,1% para os produtos não alimentares, mantendo-se inalterado no caso dos combustíveis.

Entre os Estados-membros, as maiores quedas mensais no volume total do comércio a retalho foram registadas na Eslovénia (-3,6%), na Dinamarca (-3,2%) e no Luxemburgo (-3,1%). Nos aumentos mais significativos, para além de Portugal, verificaram-se na Eslováquia (+2%), na Croácia e na Hungria (+1,4%).

Em termos homólogos, o volume do comércio a retalho na zona euro diminuiu 6,2% para os combustíveis e 1% para os produtos alimentares, bebidas e tabaco, tendo crescido 0,1% para os produtos não alimentares. Na União Europeia, houve uma queda de 6,3 % para os combustíveis e 0,7% para os produtos alimentares, bebidas e tabaco, enquanto os produtos não alimentares cresceram 0,4%.

No que contende com os estados-membros, as maiores quedas anuais no volume total do comércio a retalho foram registadas na Eslovénia (-15,0%), na Estónia (-4,2%) e na Eslováquia (-3,8%). Os maiores aumentos, por outro lado, verificaram-se na Croácia (+8,9%), no Chipre (+3,8%) e em Espanha (+3,4%).

Em 2023, as vendas no comércio a retalho diminuíram, em média,1,8% tanto na zona euro como na União Europeia, de acordo com os dados publicados pelo Eurostat.

Partilhar