22 maio 20
Comércio

T

Venda de vestuário no Reino Unido desaba 68% em abril

O comércio de retalho fechou em abril no Reino Unido como forma de defesa contra a pandemia de Covid-19 e os números apurados para as vendas no quarto mês do ano demonstram isso mesmo: caíram 68,3% face a abril do ano passado. Com as lojas obrigatoriamente fechadas a partir de 23 de março, o comércio caiu 50,2% em abril face ao mês anterior.

No acumulado de 2020, as vendas de vestuário no Reino Unido revelam uma queda de 34,9%, que os analistas afirmam ser apenas o início de um ano desastroso para o setor, apesar de o governo liderado por Boris Johnson – ele próprio um dos infetados recuperados – já ter em marcha um programa de reabertura da economia.

De qualquer modo, e ainda segundo a estrutura oficial de estatísticas do Reino Unido, o Office for National Statistics, a pandemia induziu o crescimento das vendas online, que aumentaram 38,1% em abril quando comparadas com o mês anterior. O comércio eletrónico representou 55,5% das vendas do setor – num mercado que é um dos mais desenvolvidos da Europa em termos de comércio remoto.

As vendas totais no retalho britânico registaram em abril uma queda homóloga de 18,1%, a maior na série histórica da responsabilidade do Office for National Statistics – o que permite concluir que o vestuário foi afetado de forma muito superior (mais de duas vezes e meia) à média do consumo nacional.

Partilhar