T
A Royal Valkyrie, uma escultura têxtil de Joana Vasconcelos, está a receber os visitantes da Exposição de Verão da Royal Academy of Arts, que celebra este ano o seu 250º aniversário e está patente em Londres até 19 de agosto.
Obra de grande dimensão da série Valquírias, apresentada pela primeira vez no Palácio de Versalhes, em 2012, a Royal Valkyrie é composta por elementos de crochê de lã feito à mão, apliques de feltro, tecidos, ornamentos e de uma parte insuflável.
A Exposição de Verão da Royal Academy of Arts reúne cerca de 1300 obras de arte de artistas conhecidos (David Hockney, Mike Nelson, Tracey Emin e Rose Wylie), e de talentos emergentes, em áreas como pintura, fotografia ou escultura.
Também no Reino Unido, mas na Escócia, estão em exposição, até 30 de setembro, várias obras de Joana Vasconcelos,, no interior e exterior do espaço da Fundação Jupiter Artland, onde em julho a artista portuguesa vai inaugurar um trabalho original e permanente – uma piscina de nove metros de comprimento decorada por azulejos portugueses pintados à mão.
No final deste mês mais concretamente no dia 29, Joana Vasconcelos vai abrir no Guggenheim Bilbao uma grande exposição com 35 obras, intitulada “I’m your mirror”, que estará patente até 11 de novembro. Em grande destaque vai estar uma peça gigante que vai ocupar o espaço central do famoso museu e que resulta da colaboração da ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal com a artista. A peça, intitulada Egeria, integra a série Valquírias e é feita com tecidos das mais variadas cores e texturas, todos fornecidos pela ITV nacional.