31 janeiro 25
Inovação

Bebiana Rocha

Universidade do Minho cria Aliança de Inovação

A Universidade do Minho constitui esta semana um consórcio com vista a fortalecer a colaboração entre várias entidades de ciência e inovação. CITEVE, FIBRENAMICS, CeNTI e PIEP são quatro dos sete centros de tecnologia e inovação que integram a aliança.

“Aquilo que cada vez mais se nos exige hoje é um movimento de reforço de articulação, de ganho de escala, e não de fragmentação”, disse Rui Vieira de Castro, reitor, durante a apresentação que decorreu na passada quarta-feira.

A Aliança de Inovação surge assim como uma resposta estratégica à nova realidade, uma realidade cada vez mais exigente. “O objetivo da UMinho Innovation Alliance é implementar agendas comuns de investigação, partilhar recursos e infraestruturas e reforçar a participação das universidades em processos de internacionalização”, acrescentou Eugénio Campos Ferreira, vice-reitor.

Foi também nessa data anunciada a criação de um Portal de Inovação, uma plataforma online pensada para centralizar e divulgar as tecnologias, patentes e projetos da instituição. Servirá também para explorarem novas oportunidades de colaboração com o meio empresarial, nomeadamente nas áreas do têxtil e vestuário.

Partilhar