Bebiana Rocha
A Universidade de Coimbra organiza, nos dias 27 e 28 de novembro, o primeiro encontro sobre tecnologias têxteis de base biológica e circulares, com o objetivo de impulsionar soluções sustentáveis no setor e aproximar a academia da indústria, promovendo, assim, a colaboração. O evento Biocir-Tex decorre no Auditório Laginha Serafim, Polo II.
O primeiro dia terá um enfoque académico, mas contará também com a participação da indústria, destacando-se a presença da TMG Automotive. Priscila Martins fará a apresentação “Driving Circularity: Application of sustainable textile supports in circular solutions for the automotive industry”.
No segundo dia, juntam-se empresas como Tintex, Casa da Malha, Recutex e RDD, numa programação mais centrada na experiência industrial. Como podemos ver no programa.
Entre os temas-chave do evento estão: tecnologias de processamento circular para tingimento, acabamento e recuperação química; regeneração fibra-a-fibra e reciclagem avançada; avaliação do ciclo de vida e estratégias de design circular; fibras, corantes e auxiliares de base biológica para uma produção mais sustentável; digitalização, otimização baseada em dados e ferramentas de rastreabilidade; e modelos de transição industrial e quadros regulatórios que promovem a circularidade.
O encontro inclui ainda duas mesas-redondas. A primeira contará com a participação da Universidade do Minho, Positive Materials e ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal, enquanto a segunda reunirá Borgstena, ATB e Etivimol, EURATEX e BPF.
Outras entidades envolvidas no Biocir-Tex incluem CERES, UC Business, UCIBIO, LAQV-REQUIMTE, CICECO, UBI, CEB, 2C2T, CITEVE e OMA. “O evento centra-se no fecho do ciclo produtivo têxtil, em particular nos processos de tingimento, acabamento e materiais sustentáveis”, explica a organização.