Bebiana Rocha
Após quase uma década de negociações, a União Europeia (UE) e a Indonésia concluíram o Acordo de Parceria Económica (CEPA), um marco estratégico que visa fortalecer os laços comerciais e de investimento entre as duas regiões. O acordo surge no âmbito da estratégia da UE de diversificação de parceiros, abrindo novas oportunidades de exportação e promovendo cadeias de abastecimento mais seguras para energia e matérias-primas.
Para o setor têxtil europeu, o CEPA representa uma oportunidade significativa de diversificação de mercados, permitindo reduzir a dependência do mercado interno da UE e aceder a mais de 270 milhões de consumidores na Indonésia. Além disso, o acordo poderá favorecer cadeias de valor mais integradas entre os dois blocos e reduzir os custos de exportação através da eliminação progressiva de tarifas.
Segundo a Comissão Europeia, as empresas da UE beneficiarão de “acesso privilegiado ao mercado indonésio através da eliminação de direitos de importação em 98,5% das linhas tarifárias e simplificação dos procedimentos de exportação de bens da UE para a Indonésia, proteção da propriedade intelectual como marcas registadas e abertura de novas oportunidades de investimento”.
O CEPA, cujas negociações se iniciaram em julho de 2016, chega agora ao fim, marcando um passo importante para a promoção do crescimento sustentável e da transição verde em ambas as regiões.