24 novembro 22
Sustentabilidade

Maria Monteiro

UBI analisa utilização industrial de corantes naturais

Encerra na próxima terça-feira na UBI o projeto Go Tinturaria Natural, com a apresentação dos resultados e casos práticos da utilização industrial de corantes naturais. A produção de plantas tintureiras para a extração de corantes naturais é o tema central.

A acontecer na Universidade da Beira Interior (UBI), ao longo de todo o dia 29 de novembro, esta é uma iniciativa dinamizada pelo Grupo Operacional Tinturaria Natural e com coordenação da ADPM – Associação de Defesa do Património de Mértola, e que tem como objetivo a produção de plantas tintureiras para a extração de corantes naturais e a sua posterior aplicação no tingimento da lã da ovelha campaniça, de forma a possibilitar o desenvolvimento de produtos inovadores de valor acrescentado.

A parte da manhã contará com a apresentação dos resultados do trabalho desenvolvido pelo GO e a integração de casos práticos nacionais; na parte da tarde, o palco abre-se à presença dos responsáveis envolvidos no projeto.

O trabalho realizado neste projeto envolveu entidades como a ADPM, o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV), o Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-Alimentar do Alentejo (CEBAL) e a UBI, uma parceria com os produtores integrados na Aroma do Vale e Vila Bita, e ainda uma participação ativa de artesãos, da indústria e de outras unidades de investigação nacional. Contou ainda com a cooperação da Critt Horticole, e do Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia, sediado em Rochefort.

Neste último encontro, far-se-á um balanço dos quatro anos de projeto, e à semelhança dos anteriores, o GO pretende comunicar os resultados alcançados, tanto para a comunidade científica como para os artesãos e para a indústria.

O evento será de acesso livre e gratuito, e os interessados poderão submeter inscrição prévia através do seguinte link.

Partilhar