Bebiana Rocha
A Global Fashion Agenda anunciou, durante o evento Sustainability Talks Istanbul, o lançamento de um novo programa destinado a potenciar a reciclagem de resíduos têxteis pós-industriais e a melhorar a sua separação. Denominada Circular Fashion Partnership: Turkiye, a iniciativa arrancará em 2026 e tem como objetivo conectar fabricantes e recicladores, reforçando a circularidade na indústria.
“A Turquia representa uma oportunidade crucial para acelerar a circularidade em grande escala. Através do Circular Fashion Partnership: Turkiye, pretendemos fomentar a colaboração local e desbloquear inovação que possa servir de modelo para a reciclagem têxtil-a-têxtil a nível global”, afirmou Federica Marchionni, CEO da GFA, em comunicado.
A nível nacional, o projeto conta com o apoio da Rematters e de vários parceiros de execução – Reverse Resources, Closed Loop Fashion, Circle Economy Foundation – além de financiamento da H&M Foundation. O programa incluirá avaliações de gestão de resíduos, ações de capacitação através do modelo Train-the-Trainer, sessões de matchmaking para reciclagem e mesas-redondas com decisores políticos.
Com esta iniciativa, a Turquia prepara-se não só para o futuro da indústria têxtil e para captar novo valor económico, mas também para cumprir os requisitos regulamentares que poderão vir a ser definidos pela União Europeia.