Bebiana Rocha
A TROT reforça a sua presença internacional este mês de novembro com a entrada nos mercados da Bélgica e da Holanda e prevê encerrar 2025 com um crescimento de 15% nas vendas no mercado externo. O resultado é atribuído a uma estratégia sólida assente na personalização das soluções, na participação em feiras internacionais e na aposta em ferramentas digitais que tornam a gestão de uniformes mais eficiente e sustentável.
A empresa apresentou recentemente a coleção “Nature, chance to change”, que reflete precisamente o seu compromisso com a sustentabilidade e a inovação no vestuário profissional.
Ao T Jornal, a marca portuguesa exemplifica os seus cuidados para criar produtos com menor impacto ambiental – uso de fibras naturais e recicladas, inclusão de modelos unissexo e de tamanho único, e introdução de golas e punhos substituíveis, soluções que aumentam a versatilidade e prolongam a vida útil das peças.
“A TROT fornece uniformes para várias áreas – saúde, hotelaria e restauração, militar, indústria, serviços técnicos e ensino – sempre com uma atenção especial ao detalhe e à imagem corporativa de cada cliente”, vinca.
Numa visita ao site ficamos a conhecer, no separador dedicado à sustentabilidade da organização, as suas certificações, entre as quais o STeP by Oeko-Tex. Fundada em 2007 por Matilde Vasconcelos, a TROT tem vindo, também, a consolidar-se no mercado pela capacidade de criar soluções tailor made.
Mas não só, a digitalização é outro dos pilares do crescimento da marca. A TROT Uniform Management Platform permite “explorar coleções, acompanhar encomendas, registar colaboradores, gerir tamanhos e controlar stocks de forma centralizada e intuitiva”. O sistema simplifica operações, elimina erros de picking e entrega e garante uma experiência de gestão mais eficiente, especialmente para organizações com múltiplas unidades.
A presença recente na A+A, uma das mais relevantes feiras internacionais de segurança e vestuário profissional, reforçou esta estratégia de internacionalização. A empresa apresentou uniformes para várias áreas de atuação, com destaque para os uniformes de cerimónia militar, que despertaram grande interesse pela atenção ao detalhe e capacidade de personalização.
Para Beatriz Vasconcelos, coordenadora de marketing, a participação foi “muito positiva”, tendo permitido estabelecer contactos com Espanha, Itália, Bélgica, Alemanha, Austrália, Dinamarca e Reino Unido. Já Ricardo Pereira, responsável pelo departamento internacional, sublinha que “o contacto com novos mercados foi essencial para perceber o interesse crescente por soluções sustentáveis e feitas à medida”.
Com uma estratégia que combina sustentabilidade, inovação digital e personalização, a TROT afirma-se como marca portuguesa de referência no setor dos uniformes, reforçando a presença internacional e preparando o caminho para um crescimento sustentado nos próximos anos.