29 agosto 25
Economia

Bebiana Rocha

Três novas linhas de apoio para projetos inovadores

Foi lançado o Instrumento Financeiro para a Inovação e Competitividade, um novo sistema de incentivos destinado a apoiar projetos de investimento empresarial em atividades inovadoras e qualificadas, bem como iniciativas de investigação e desenvolvimento. A medida será gerida pelo Banco Português de Fomento e enquadra-se no PRR – Componente de Capitalização e Inovação Empresarial.

O objetivo é claro: reforçar a competitividade das empresas e a resiliência da economia nacional. Na prática, trata-se de um regime de subvenções que promove a ligação entre empresas e ciência, com particular enfoque nos domínios da transição digital e ecológica.

Estão pensadas três linhas de apoio no âmbito deste sistema: Reindustrializar, Inteligência Artificial nas PME — orientada para a otimização de processos internos e aumento da eficiência operacional — e Economia de Defesa e Segurança.

Podem candidatar-se projetos de diferentes setores, incluindo o têxtil e vestuário, desde que contribuam para a reindustrialização da economia, a adoção de tecnologias emergentes ou o reforço da base industrial e tecnológica de defesa e segurança.

Para mais informações, bem como para consulta de despesas elegíveis e critérios de seleção, deve ser consultada a portaria publicada este mês de agosto.

Partilhar