13 janeiro 22
Indústria

T

Transição energética: o têxtil perante “um desafio gigantesco”

Face ao enorme aumento dos custos energéticos associados à produção industrial, “o sector têxtil está perante o desafio gigantesco da transição energética”, disse o presidente da Associação Têxtil e do Vestuário (ATP), Mário Jorge Machado. Mas, com o gás natural a aumentar “entre 400% a 500%”, não há alternativa.

Em declarações à estação televisiva SIC, Mário Jorge Machado reforçou que “o aumento dos custos associados à produção está a colocar em causa a continuidade de algumas empresas” – uma vez que ao aumento dos custos da energia está associado um outro aumento com impacto assinalável, “o das matérias-primas, mais caras entre 20% e 30%”.

Em ambos os casos, é o sector que tem de se adaptar, uma vez que, como Mário Jorge Machado chamou a atenção, “dependemos dos mercados internacionais” e de fontes de abastecimento “que não dominamos”.

Mesmo assim, os números que, no final de 2021, compõem a imagem do sector, não são propriamente negativos: as exportações ultrapassaram a barreira dos cinco mil milhões de euros, tendo ficado acima não só do ano atípico de 2020, mas também do ‘pré-pandémico’ ano de 2019.

“Este crescimento tem muito a ver com a inovação, com as pessoas e com a sustentabilidade”, afirmou Mário Jorge Machado, para confirmar os bons resultados – que o próprio governo, por via do ministro Pedro Siza Vieira, também enalteceu.

Partilhar