04 abril 25
Empresas

Bebiana Rocha

Todos os estagiários deixam uma marca

A Marjomotex tem, até maio, três alunos da Universidade Lusíada a realizar estágio nas suas instalações. Oriundos da licenciatura em Gestão, desempenham funções relacionadas com as áreas financeira, comercial e até de marketing da empresa. Mónica Afonso mostra-se satisfeita com o trio e tira uma conclusão após mais de 10 anos de parceria com a Universidade Lusíada: “Todos os estagiários deixam uma marca.” O T Jornal esteve esta manhã à conversa com os estudantes para recolher o seu feedback sobre este primeiro contacto com o setor têxtil e vestuário.

“Quando entrei, gostei logo do ambiente. Tenho pessoas com quem me dou muito bem e que me ajudam bastante”, afirma Gonçalo, que está a estagiar no departamento financeiro. “Entre as minhas tarefas estão a validação de faturas, compras a fornecedores, apoio na logística com rótulos e packing lists, emissão de notas de crédito em caso de devolução e assistência na área administrativa, verificando as picagens e as horas trabalhadas”, enumera, elogiando o dinamismo da fábrica.

Gabriel é o responsável pelas publicações da empresa nas redes sociais até ao final de maio e pela gestão do WhatsApp Business. “As redes sociais têm crescido e são uma forma de demonstrar como a empresa trabalha. É importante expor o setor a quem não o conhece. Tenho divulgado, sobretudo, a sustentabilidade”, partilha, mostrando-se satisfeito com a aprendizagem contínua. “Ainda ontem aprendi termos específicos da área têxtil que desconhecia e que, se não estivesse aqui a trabalhar, provavelmente nunca saberia. É uma área interessante, estou a gostar…”.

Já Luís estagia no departamento comercial, onde lida com orçamentos, contacto com clientes e fornecedores e tratamento de amostras. “Nunca tinha trabalhado nesta área, mas está a ser ótimo. Estou a começar a perceber a dinâmica da empresa e os processos têxteis. Temos de conciliar o estágio com as aulas e, por isso, quero agradecer à empresa por facilitar essa gestão do tempo”, destaca.

Graças a esta experiência, Luís já consegue imaginar-se no mundo do trabalho e compreender a aplicabilidade prática daquilo que aprendeu na universidade. Além disso, não exclui a possibilidade de continuar a trabalhar no setor têxtil e vestuário. “Quando não temos noção de como funciona, achamos sempre que é mais difícil do que realmente é. Os colegas mais experientes ajudam bastante”, conclui.

Mónica Afonso dá dois exemplos recentes que demonstram a importância do contacto com a realidade: “Eles vão colocando questões sobre o que aprendem nas aulas e conseguem perceber a aplicação prática da matéria. Por exemplo, o que é o certificado GOTS ou a importância dos Incoterms, que estão relacionados com a entrega de mercadorias. É essencial sabermos onde começa e onde termina a nossa responsabilidade”, salienta.

Ainda sobre a certificação GOTS, a CEO recorda que foi precisamente uma aluna da Universidade Lusíada quem iniciou o processo de certificação na empresa. Para estágios futuros, a Marjomotex gostaria de receber alunos da área de modelagem. “Sei que há cursos de design têxtil nas universidades e gostava de ter essa oportunidade. É uma área importante para nós porque apoia muito o departamento comercial. Como somos uma empresa essencialmente produtiva, temos de saber vender bem o que fazemos, e áreas focadas no produto são extremamente relevantes”, conclui.

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