09 janeiro 23
Feiras

T

Toda a elite portuguesa vai estar na Heimtextil

Todo o escol da têxtil-lar portuguesa está de volta à Heimtextil, que abre as portas amanhã, na Messe de Frankfurt, pela primeira vez, desde o hiato provocado pela pandemia, no seu calendário habitual, como primeira grande feira do ano, o que além de tudo lhe confere o caráter de termómetro do clima económico no sector.

Grandes empresas como a Lameirinho ou a Adalberto, que optaram por não expor na edição intercalar e compacta da Heimtextil no verão de 2022, estão de volta à maior feira mundial de têxteis lar, integrando uma embaixada portuguesa constituída por 67 empresas e abrilhantada ainda por dois fóruns promovidos pela Selectiva Moda – o de Tendências e o Green Circle (sendo que este último em parceria com o CITEVE).

O espaço de exposição na Messe Frankfurt ocupado pela embaixada portuguesa ronda os 4.800 m2, muito mais que os 1.600 m2 da edição intercalar do verão – mais ainda longe dos 5 800 m2 da presença nacional na última Heimtextil antes da pandemia (janeiro 2020) que contou com 80 empresas vindas de Portugal.

Esta moderada diminuição no número de empresas portuguesas corresponde a uma tendência generalizada: no total a feira terá 2 272 expositores, sensivelmente menos dos que os mais de três mil da edição de 2020, o que pode ser explicado pela importante diminuição do contingente chinês – ainda um efeito da prolongada política de Covid zero decretada por Pequim.

“Analisando a lista de expositores, o que me parece é que a Heimtextil continua a ser fundamental para quem trabalha em private label – que é o nosso forte -, mas passou a ser menos interessante para as marcas, que durante a pandemia terão descoberto canais alternativos”, afirma Cristina Terra da Motta, a representante em Portugal da Messe Frankfurt.

O número de 67 expositores portugueses compara com 313 turcos (provavelmente os nossos maiores concorrentes diretos), 102 espanhóis e 123 alemães.

O essencial da embaixada portuguesa – 57 dos 67 stands – estará localizado no pavilhão 12 (41 no 12.1, dedicado à roupa de cama e banho, e 16 no 12.0, especializado em mesa, colchas, etc).

Foram selecionadas 22 empresas portuguesas para o Green Directory da Heimtextil e um número sensivelmente igual (20) constam do Hotel Directory. No Fórum de Tendências da feira, no pavilhão 9, estarão expostas 19 amostras de expositores nacionais.

Pedro Cilínio, secretário de Estado do Tesouro, visitará a embaixada portuguesa da Heimtextil na próxima quarta-feira, no que constitui a sua estreia em feiras na sua nova qualidade de membro do Governo.

Partilhar