Bebiana Rocha
As oportunidades da Bio-Economia em Portugal vão ser exploradas no dia 4 de novembro no CIIMAR, Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões, com o contributo da TMG Textiles.
Pedro Silva, R&D Manager, falará sobre a participação da empresa no Pacto de Bioeconomia Azul. Onde tem sido trabalhada a criação de um novo fio a partir de redes de pesca, o uso de microalgas para funcionalizar novos tecidos e malhas, concedendo-lhes propriedades antioxidantes, antibacterianas, anti-inflamatórias, anti UV, antitranspirante ou anti odor, assim como conseguir tingir com algas.
“Ao incorporarmos biomassa marinha e extratos de algas nos processos de tingimento e acabamento de têxteis, substituímos corantes e produtos sintéticos por alternativas naturais”, partilha o consórcio nas redes sociais.
“A bioeconomia é um modelo económico que substitui a utilização de recursos fósseis por recursos renováveis de base biológica. Neste modelo são usados os recursos da terra e do mar para produzir materiais e energia”, contextualiza a organização do evento, que tem como objetivo apresentar os desafios decorrentes deste modelo de negócio.
Recorde-se que Pedro Silva já tinha participado na passada semana numa mesa redonda com o mesmo propósito – promover os novos produtos que podem advir da exploração dos recursos marinhos. O Pacto da Bioeconomia Azul tem sete projetos verticais que engloba 83 entidades nacionais, num investimento total de 133 milhões de euros.