Bebiana Rocha
A TMG Automotive conseguiu através da parceria com o Kaizen Institute uma redução de 23% do rácio de custos não qualidade e desperdícios/faturação, aumento de produtividade do laboratório de qualidade em 45% e uma redução no número de ensaios médio por produto em 20%.
Os resultados foram partilhados num vídeo, divulgado nas redes sociais do Kaizen Institute, onde falam os diferentes departamentos da empresa, desde a gestão de laboratórios, logística, direção de infraestruturas à direção de produção.
“Em termos de produtividade tivemos a implementação de novos KPIs, balanceamento de operações, reestruturação da equipa, organização de bordo de linha, que conduziram a aumentos significativos de produtividade, quer no produto acabado, quer nos semi fabricados e também nas matérias-primas”, disse Isabel Dias, da gestão de laboratórios.
Um sistema de apoio à decisão, a adoção da metodologia Kobetsu Kaizen e medidas de manutenção autónoma para reduzir o número de paragens das máquinas são outros três exemplos do trabalho desenvolvido pelo Instituto em estreita comunicação com a TMG.
“O nosso percurso tem sido marcado por um constante desafio em tecnologia e conhecimento. Hoje fornecemos a maioria das marcas premium e somos a segunda empresa maior do sector na Europa”, relembra Isabel Furtado, CEO da TMG Automotive.