Bebiana Rocha
A RTS Textiles anunciou esta segunda-feira a reunião dos seus parceiros de operações e de joint venture, sob uma única entidade unificada – a RTS Textiles Group – na qual se inclui a TMG – Acabamentos Têxteis e a Sapphire Textile Mills Limited. O objetivo com esta fusão é reforçar a sua posição de liderança nos mercados de vestuário profissional e têxteis de proteção.
“Esta fusão representa um momento decisivo para a nossa indústria e para todos os nossos parceiros. Ao unir a experiência, o legado e a inovação da RTS, TMG e STM, estamos a estabelecer uma base mais forte para o crescimento e a oferecer um valor incomparável aos novos clientes”, comenta Manuel Gonçalves, citado em comunicado.
O administrador da TMG acrescenta que a visão partilhada de excelência e compromisso com a inovação na indústria têxtil garantirá que a RTS Textiles se torne “uma referência em qualidade, sustentabilidade e inovação nos têxteis para vestuário profissional e proteção”. Esta junção aumentará a força combinada das três empresas.
A RTS é reconhecida pelos seus tecidos de alto desempenho com resistência ao fogo para o setor de EPI e tecidos impressos em tela rotativa para o mercado militar. Já a TMG é especialista na tecelagem e no tingimento e acabamento de tecidos de alta qualidade. Quanto à STM, distingue-se pela integração vertical, com foco na fiação, tecelagem, tingimento e acabamento de têxteis para vestuário de trabalho.
As três principais vantagens apontadas na nota aos clientes e fornecedores são: uma maior inovação, resultante da combinação de recursos e conhecimento; a expansão da presença no mercado; e a melhoria da experiência do cliente, que passa agora a ter uma gama de serviços ampliada, processos mais ágeis e melhores capacidades de integração.
“O grupo englobará as marcas e operações detidas a 100% pela RTS, incluindo Carrington Textiles, Pincroft e Alltex, bem como a propriedade total da CTI, MGC e Melchior”, completa, destacando que não haverá alterações nos projetos em curso ou nos compromissos existentes.
Recorde-se que a MGC Portugal resulta de uma joint venture estabelecida em 2017 entre a TMG e a Carrington Textiles, com o intuito de fortalecer a posição das empresas no mercado de tecidos. E que em janeiro de 2020, a MGC adquiriu o grupo alemão Melchior Textile GmbH.