26 julho 24
Sustentabilidade

Bebiana Rocha

TINTEX prevê redução de 30% nos consumos de água

A Tintex Textiles está a estudar e a testar produtos auxiliares de tingimento que melhorem a eficiência no tingimento e na lavagem, de forma a reduzir o seu consumo de água. Prevê-se que os esforços pregues permitam nos próximos dois anos uma redução de cerca de 30% nos consumos da empresa.

“Para atingir este objetivo, e de forma a poderem reutilizar a água na tinturaria, foi instalada uma unidade piloto para a reciclagem de água industrial que funciona através do processo de osmose inversa”, partilha a empresa de Vila Nova de Cerveira, com o T Jornal.

Instalou também contadores parciais para medição dos consumos em três sectores da fábrica: tingimento, acabamento e coating. “Na Tintex o consumo médio de água ronda os 115 litros por quilo para a produção de uma malha”, precisa.

Com a assinatura ‘Naturraly Advanced’, a Tintex tem integrado a sustentabilidade na sua estratégia. “Existe uma constante monitorização de todo o processo produtivo, desde a água que é captada até ao efluente gerado”, sublinha.

Partilhar