Bebiana Rocha
A Tintex Textiles, através do head of innovation Pedro Magalhães, vai participar no evento BionomiaTalks, marcado para dia 10 de outubro, no Sítio, em Guimarães. Organizado pela Pragmatic e Sciencentris com o apoio da Câmara Municipal de Guimarães, pretende oferecer “uma imersão no mundo do biodesign, biomimética e bioinspiração”.
“A Biomimética é mimetizar o que a natureza já faz”, traduz Pedro Magalhães ao T Jornal. “Existem muitos exemplos aplicados ao design, à organização de estruturas têxteis, e que temos trabalhado em conjunto com a Fibrenamics”, continua.
“No passado inspirámo-nos numa pinha que responde a variações de humidade para abertura/fecho da sua estrutura para libertação de sementes para desenvolver malhas que possam modificar a sua estrutura como resposta a estímulos externos”, dá como primeiro exemplo. Outro é a flor de lótus, a empresa de Vila Nova de Cerveira inspirou-se na sua superfície superhidrofóbica, “que a mantém seca mesmo após chuvas intensas”, para desenvolver malhas também elas superhidrofóbicas.
Com o tema ‘Da natureza para a economia’, a iniciativa BionomiaTalks vai explorar casos de sucesso na indústria e destacar estratégias para traduzir sistemas biológicos em modelos industriais e discutir as oportunidades oferecidas pelos modelos naturais. O programa tem início às 14h00 e é de frequência gratuita.