30 julho 25
Sustentabilidade

Bebiana Rocha

Tintex e Quinta do Soalheiro refletem sobre o futuro do tecido Invinotex

A Tintex e a Quinta do Soalheiro promoveram recentemente uma mesa-redonda no Cinema São Jorge, em Lisboa, dedicada à evolução do Invinotex — um tecido inovador desenvolvido a partir de resíduos de vindima da casta Alvarinho. A iniciativa resulta da parceria entre a empresa têxtil de Vila Nova de Cerveira e o produtor vinícola da região dos Vinhos Verdes, com o objetivo de dar nova vida a uma matéria-prima que, de outra forma, seria descartada.

“O encontro proporcionou a partilha de ideias em diferentes áreas — desde o mercado do vinho e o enoturismo até ao sector têxtil — com o objetivo de refletir sobre o rumo a seguir no futuro”, explicou a Tintex ao T Jornal.

O evento contou ainda com a apresentação de peças da designer de moda Narayana Moraes, desenvolvidas em contexto académico. A jovem criadora foi desafiada a conceber propostas facilmente usáveis e orientadas para o universo do enoturismo, utilizando o Invinotex como matéria-prima.

“Para este trabalho foram utilizadas duas variantes da mesma referência têxtil: uma versão mais espessa para o casaco, e outra mais leve para saia e calças”, detalhou a empresa.

Os próximos passos passam por escalar a produção do Invinotex, tanto em quantidade como em diversidade cromática. Paralelamente, a equipa pretende reforçar as ligações com a indústria do calçado e com o sector imobiliário, alargando o potencial de aplicação deste material sustentável.

Partilhar