Bebiana Rocha
A Tintex lançou um desafio criativo aos alunos do segundo ano da Licenciatura em Design de Moda da Universidade da Beira Interior: criar uma peça de vestuário utilizando exclusivamente materiais da empresa, desde malhas a revestimentos. O objetivo passa por estimular a criatividade dos jovens, promover a experimentação com soluções sustentáveis e proporcionar um contacto direto com a realidade da indústria têxtil.
Cada aluno teve a oportunidade de apresentar o seu trabalho à equipa da Tintex, num processo que culminou com a avaliação e distinção das três melhores propostas. Os vencedores foram premiados com uma residência criativa nas instalações da empresa em Vila Nova de Cerveira, bem como com vouchers para utilização na loja online.
“Parcerias entre a indústria e a academia deviam ser mais recorrentes. Afinal, é aqui que estamos a formar o futuro da nossa indústria da moda”, afirma Ana Eusébio, designer da Tintex. Sublinha ainda a importância de proporcionar aos estudantes um contacto direto com o sector produtivo, para que estejam mais bem preparados para os desafios do mundo profissional.
A responsável destaca também a necessidade de renovação da indústria: “Precisamos de novas visões, novos conceitos e abordagens que podem ser trazidas pelos jovens”. Por outro lado, considera fundamental que os estudantes compreendam o legado industrial e o impacto do sector têxtil a nível nacional e internacional, tendo em conta as suas dimensões éticas, sociais e sustentáveis.