12 agosto 22
Inovação

T

Tintex, CeNTI e CITEVE à procura das leggings do futuro

Peça de vestuário habitualmente utilizada no desporto, as leggings do futuro terão incorporadas estruturas têxteis avançadas que incorporarão sistemas inteligentes de eletroestimulação, aquecimento, massagem e compressão localizados.

CeNTI, Tintex (e a sua subsidiária Hata), CITEVE e Faculdade de Desporto da Universidade do Porto estão a desenvolver umas leggings, que irão permitir otimizar e acelerar o processo de recuperação muscular após a prática de exercício físico. Além de diminuir o tempo de recuperação, a solução tecnológica irá aumentar a eficácia e o desempenho desportivos, refere o CeNTI em comunicado.

“Estes sistemas inteligentes atuam ao nível da estrutura têxtil, sendo a combinação de ambos o aspeto diferenciador face a outras soluções comerciais. Para o desenvolvimento dos sistemas de massagem e compressão serão integrados, por processos têxteis, materiais com memória de forma; para o desenvolvimento dos sistemas de eletroestimulação serão incorporados, por processos têxteis, fios condutores e, para a criação dos sistemas de aquecimento, serão incluídos na estrutura têxtil circuitos de aquecimento através de eletrónica impressa”, revelam os investigadores.

Apesar de ainda estar em desenvolvimento, o projeto (denominado Wear2Heal), as expetativas quanto à sua entrada e recetividade no mercado são positivas. “Há um elevado interesse do consórcio em comercializar as soluções desenvolvidas”, matéria a cargo da Tintex, que, além dos mercados onde já se afirma (Portugal, Alemanha, Suécia, entre outros), pretende dinamizar novos mercados, como os Estados Unidos e o Japão.

Além das leggings, as estruturas têxteis avançadas podem, no futuro, ser aplicadas noutras peças de vestuário. O projeto Wear2Heal, que se iniciou em julho de 2019 e termina em dezembro deste ano, surgiu do levantamento de necessidades identificadas pelo consórcio, tendo em conta a evolução e as tendências de um mercado cada vez mais competitivo e focado em soluções mais sustentáveis, eficientes e inovadoras.

Partilhar