Bebiana Rocha
A primeira temporada do podcast Thinking Fashion, do Portugal Fashion, chegou ao fim após oito semanas de conversas dedicadas à moda portuguesa. Todos os episódios estão disponíveis no YouTube, Spotify e Apple Podcasts.
Sob o mote “Moda não é só o que vestimos – é o que pensamos, sentimos e projetamos no mundo”, o podcast recebeu nomes de destaque do setor, entre eles Marta Marques (cofundadora da Marques’Almeida), Hugo Martins (CEO da Salsa), Júlio Torcato (diretor criativo da Decenio), Rita Afonso (design manager da Parfois), Mónica Neto (diretora do Portugal Fashion), Diana Pinto (diretora de marketing da Sonae Sierra), Sónia Pereira Morgado (CEO da Companhia de Soluções), Alexandra Oliveira (fundadora da Pé de Chumbo), Susana Bettencourt, Joana Soares (Metysis), Eduardo Aires, Helena Sofia Silva, Andreia Vigário (fundadora da 5D), Joana Campos Silva (consultora de moda circular), Ed Gonçalves e Maria Carlos Baptista.
Gravadas no espaço Galeria do NorteShopping, as conversas abordaram questões centrais para o setor, como: Quem decide o que vestimos? Compramos moda ou apenas roupa? O lixo é para todos? e Streetstyle ou digital: quais são as tendências globais? Houve ainda espaço para refletir sobre moda consciente, portugalidade como tendência e a relação entre estilo e identidade.
Ao longo de oito semanas, o Thinking Fashion afirmou-se como um novo canal de diálogo entre a indústria e o público, aproximando os consumidores da moda de autor portuguesa e promovendo uma reflexão sobre o futuro do setor.