01 julho 2022
Feiras

T

Têxtil mostra inovação e ganha valor em Frankfurt

Com uma embaixada poderosa e forte representação From Portugal, que juntou mais de meia centena de empresas, produtos inovadores e com forte componente tecnológica e digital, o têxtil português mostrou em Frankfurt as razões porque é visto como um dos faróis da vanguarda do sector. Além do prestígio – que cria valor – trouxe também um grande reforço de negócios e ainda um dos prestigiados prémios de inovação da Techtextil.

E se a primeira coleção mundial de roupa de cama feita em cortiça, apresentada pela Têxtil Penedo, foi uma das grandes novidade na área dos têxteis lar, também a fabricante de máquinas ROQ mostrou a sua magia na Texprocess com a componente digital da sua linha com solução integrada de impressão. Composta pela ROQ DTG (ROQ Now, ROQ Sarah, ROQ Packaging), uma solução integrada, ready to ship, de impressão digital de t-shirts e sweatshirts, que esteve em funcionamento quase ininterrupto durante a feira e encantou a chusma de visitantes profissionais que acorreu ao stand do grupo português.

Ainda na ressaca da paragem pandémica, a Messe Frankfurt optou pela realização em simultâneo da Heimtextil (que normalmente era em janeiro) e das Techtextil e Texprocess para o seu regressa à atividade na Alemanha. E se à partida muitos partiram com dúvidas perante a ousadia de fazer coincidir no espaço e no tempo as feiras de têxteis lar e de inovação tecnológica de produtos e de máquinas, os receios rapidamente se diluíram.

Ao final do segundo dia, Ana Vaz Pinheiro, administradora da Mundotêxtil era o espelho desse espírito. “Já vi alguns janeiros que tiveram menos gente. Estou agradavelmente surpreendida com os resultados destes dois primeiros dias, com o bulício semelhante de uma feira de Janeiro”, comentou, citada pelo site Guimarães Agora.

E enquanto CITEVE, ERT, CeNTI e CTIC eram premiados pela inovação na vertente sustentável com o processo que dá origem a uma nova geração de revestimentos têxteis e uma nova vida aos desperdícios de couro natural da indústria de curtumes, também o fórum The Portuguese Home Tech’style, uma iniciativa da Associação Selectiva Moda, mostrou o último grito da inovação do nosso sector de têxtil lar, que, pelos visto, arrasou na Heimextil, precisamente como farol mundial de sustentabilidade.

Mas também na Techtextil se destacavam inovações como a luva anticorte fabricada com o recurso a fios técnicos desenvolvidos pela Fitexar, ou um revestimento inovador de grafeno, apresentado pela Penteadora, que desenvolveu em parceria com a Fibrenamics (Universidade do Minho). Aplicado a um avental, fornece proteção térmica, química e elétrica a quem o use.

A presença das empresas portuguesas PME na Heimtextil Techtextil e Texprocess, que decorreram entre 21 e 23 de junho, resultou de mais uma iniciativa da Selectiva Moda e da ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal, no âmbito do projecto From Portugal, que visa promover a internacionalização das empresas portuguesas da área Têxtil e Moda. O projeto é co-financiado pelo Portugal 2020, no âmbito do Compete 2020, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Lista das empresas presentes em Frankfurt:

Heimtextil Summer Special:

Ocitrex-Têxtil Ocidente

Torres Novas

Foot by Foot

Pereira & Freitas

Textiles Selection-J.Mendes

Polopiqué

Newplaids

Ferreira & Filhos

Tela’s Design

Têxteis Colmaco

Marizé

Miguel Antunes Fernandes (Lasa)

João & Feliciano

Mário & António

Crispim Abreu

Aclimpex

António Pereira

B.Sousa Dias

Têxteis Penedo

Mundotêxtil

Miguel Muns Py

Fundamentos

Monteiro Ribas

Elastron

Selectiva Moda

Texprocess:

Invescorte

Bolsibotão

AUP-Automação de Unidades de Produção

ROQ

Techtextil:

Tearfil

Trivialtex

A.Sampaio & Filhos

Selectiva Moda

Coltec

CeNTI

Cordex

Penteadora

Artefita

Tiajo

Endutex

Foot by Foot

CITEVE

Smart Innovation

Bloomati Carvema

Lipaco

Heliotextil

ADI Center Portugal

Inovafil

Fitexar

Trim NW

DeHora/Lineartex

Carlos Sousa

Filasa

MCS -Textile Solutions

Partilhar