04 dezembro 23
Exportações

Maria Monteiro

Têxteis portugueses mantêm posição de destaque em Espanha

A nível mundial, as importações estão em queda há seis meses consecutivos. Portugal por sua vez recuperou as vendas têxteis para Espanha, tendo a queda sido menor. Comparado com o período pré-pandemia – as compras do país vizinho aumentaram 25% entre janeiro e setembro deste ano quando comparado com o período homólogo de 2019. Mas, se comparado com o período homólogo do ano passado, regista-se uma diminuição de 0,7%.

Foi através dos dados da Icex España Exportación e Inversiones que podemos verificar estes dados. Os mesmos mostram que Portugal teve uma diminuição de 0,7% para 897,4 milhões de euros. O país ocupa o nono lugar em relação a Espanha, a mesma posição que nos primeiros nove meses de 2022.

Até outubro, a China continua a ser o principal vendedor de moda para Espanha, com vendas no valor de 5.006 milhões de euros. No entanto, as importações também diminuíram em relação ao mesmo período do ano passado, em 9%.O Bangladesh, em segundo lugar, vendeu menos 10% a Espanha, para 2.566 milhões de euros. Myanmar, por seu lado, continua a reduzir as suas relações com Espanha e, nos primeiros nove meses do ano, vendeu menos 23% de moda a este país, com vendas no valor de 361,5 milhões de euros.

Só em setembro, as compras de moda espanhola no estrangeiro caíram 24%, o que pode ser sintoma de um abrandamento do consumo no país. Concretamente, a Espanha comprou ao estrangeiro vestuário no valor de 2.967 milhões de euros. Este ano, as importações registaram uma quebra de 4,3%.

Partilhar