Jorge Fiel
Uma marca global de material desportivo está nos testes finais para passar a usar o cork-a-tex como matéria-prima nas suas linhas de sapatilhas para desporto, moda e também para serem usadas pelos pilotos da Fórmula 1. A decisão será anunciada em fevereiro, revela Xavier Leite, CEO da Têxteis Penedo.
O cork-a-tex também está a ser testado por uma empresa alemã especializada no fabrico de pisos para papel e relvados de campos de futebol – sendo usada como uma camada antes da relva, para absorver a humidade.
Já há largos meses que a Penedo está em contagem decrescente para subir em direção aos céus. Qualquer uma destas encomendas multiplicará exponencialmente as vendas da empresa. Mas estas coisas da inovação levam o seu tempo.
“O cork-a-tex está na rampa de lançamento. É um produto único no mundo e tem uma enorme potencialidade. Mais sustentável e mais português não há”, afirma o CEO da Penedo.
“2024 será o ano de todas as decisões”, acrescenta Xavier Leite. Já 2023 é um ano que não deixa boas recordações, em que a empresa registou uma quebra de cerca de 30% no seu volume de negócios, caindo para 9,5 milhões de euros.
“Estamos a sofrer as dores do crescimento fantástico que tivemos durante a pandemia, um período em que se comprou muito e vendeu muito. O negócio começou a declinar no final do segundo semestre de 2022 e em 2023 caiu a pique. Não foi só na Europa. O ano passado o mundo desacelerou a 100% de forma uniforme. Nos Estados Unidos, por exemplo, vendemos sete milhões em 2022 e apenas cinco milhões em 2023”, conclui o empresário.