10 Novembro 21
Feiras

Mariana D'Orey

Têxteis para o setor automóvel em destaque na Alemanha

A inovação têxtil portuguesa para o setor automotive destaca-se por estes dias em Estugarda, a capital europeia da indústria automóvel onde decorra a Automotive Interiors Expo 2021. Com um Fórum Automotive Textile From Portugal, desenvolvido pelo CITEVE e pela Associação Selectiva Moda para dar dimensão ao trabalho desenvolvido pelas empresas têxteis nacionais para o sector, as onze empresas portuguesas presentes no certame consideram que as expectativas estão a ser amplamente superadas.

Depois do primeiro dia do certame que decorre até amanhã, dia 11 de Novembro, TMG, ERT, Endutex, Trim NW, Texla, Sedacor, Coltec, Lipaco, LMA, Riopele e Tintex Textiles não podiam estar mais satisfeitas. O dia de ontem, terça-feira, foi muito bom e a expectativa de contactos e novos negócios vai em crescendo até ao final da feira.

“Fizemos bons contactos com compradores alemães, franceses e também italianos, o dia de ontem foi muito bom”, relata Rui Lopes, o diretor-geral da estreante Trim NW, que confessa ter chegado até com algum receio que a feira não tivesse muitos clientes, face às recentes notícias da pandemia.

Desde sempre vocacionada para a área automóvel, a Trim NW apresenta nesta feira um produto não tecido muito fino para insonorização e ainda peças têxteis termo-conformadas para aplicação em tetos, bagageiras ou laterais do automóvel. “Esperamos fazer novos clientes assim como reencontrar clientes já habituais”, diz Rui Lopes.

Com o Fórum Automotive Textile From Portugal, desenvolvido pelo CITEVE e pela Associação Selectiva Moda, o objetivo passa por destacar e dar maior dimensão ao trabalho desenvolvido pelas empresas têxteis nacionais para o sector automóvel. “Existem muitas empresas portuguesas que não tendo neste sector o seu core business têm desenvolvidos mostra evidencia exatamente esse trabalho”, explica Cristina Castro, representante do CITEVE.

Com uma excelente localização na feira, o showcase Automotive Textile From Portugal apresenta soluções inovadoras para o sector automóvel desenvolvidas por uma dezena de têxteis nacionais, às quais se juntam ainda os stands específicos da TMG Automotive, Endutex e Trim NW, “A diversidade que se encontra no nosso fórum está a promover uma ótima aceitação dos visitantes. Está a correr muito bem”, relata Cristina Castro.

Para além deste showcase, o CITEVE, em parceria com o CENTI, apresenta ainda até quinta-feira nesta Automotive Interiors Expo  um conjunto de projetos desenvolvidos nos últimos dois anos em colaboração com as empresas portuguesas para o sector automóvel.

A participação das PME portuguesas na Automotive é uma iniciativa da Selectiva Moda e da ATP no âmbito do projeto From Portugal, que visa promover a internacionalização das PME’S portuguesas da área têxtil. O projeto é co-financiado pelo Portugal 2020, no âmbito do Compete 2020, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Partilhar