16 dezembro 25
Empresas

Bebiana Rocha

Tetribérica cria decoração natalícia a partir de desperdícios

Neste Natal, a Tetribérica reutilizou papel excedente das máquinas de corte para criar a sua decoração de Natal. O formato de laço foi escolhido para simbolizar união — “entre pessoas, processos e valores; entre criatividade e responsabilidade; entre indústria, ambiente e comunidade”, escreveu a empresa de confeção nas redes sociais, numa publicação acompanhada por várias imagens.

A escolha reflete a forma como a Tetribérica encara a sua atividade quotidiana, assente na redução do desperdício e na utilização mais eficiente dos recursos. “Num setor com desafios estruturais em matéria de sustentabilidade, acreditamos que cada escolha tem impacto. O nosso pinheiro de Natal é um lembrete de que é possível criar significado, valor e beleza a partir do que já existe”, sublinha a empresa.

Esta iniciativa integra-se numa estratégia mais ampla de sustentabilidade. Atualmente, cerca de 80% da energia utilizada nas instalações da Tetribérica provém de painéis solares, enquanto 75% da produção recorre a fibras recicladas. Além disso, todos os resíduos têxteis e peças com defeito gerados são encaminhados para um parceiro nacional, onde são transformados em novos fios, promovendo a circularidade dos materiais.

Para Joaquim Moreira, fundador e board member da Tetribérica, este ano seguiu em linha com 2024, tendo ficado marcado por uma mudança estratégica no tipo de clientes da empresa. “Estamos a angariar novos clientes no Canadá e no mercado americano. Vamos ter resultados já no início de 2026 com um grupo canadiano bastante interessante”, afirma ao T Jornal. A Tetribérica acumula um percurso de 32 anos de crescimento sustentado, apoiado em sinergias estratégicas, reforçando que a sustentabilidade também se constrói através de escolhas diárias, conscientes e responsáveis, ao longo de toda a cadeia de valor.

Partilhar