03 de Maio 22
Inovação

Mariana D'Orey

“Temos de trilhar uma nova estratégia de sustentabilidade e competitividade”

“Temos de trilhar uma nova estratégia de sustentabilidade, de mãos dados com a competitividade”. É esta síntese que está por trás das novas regras decididas pela Comissão Europeia para o conjunto do sector têxtil europeu, e que o presidente da ATP, Mário Jorge Machado, eleva à condição de opção estratégica com o qual todo o cluster deve alinhar.

Em webinar exclusivo para os associados da ATP sobre a estratégia para a sustentabilidade e circularidade da indústria têxtil europeia recentemente aprovada pela Comissão Europeia e publicada no passado dia 30 de março, Mário Jorge Machado recordou que o próprio sector terá agora que dar o seu contributo na afinação do plano. Para isso, revelou, reunirá esta quinta-feira com membros do Euratex – confederação europeia de que a ATP faz parte e onde tem um lugar de direção – para melhor definir de que forma a têxtil se pode manter competitividade e simultaneamente adotar uma nova estratégia de sustentabilidade e circularidade do sector.

O presidente da ATP lembrou que, com esta nova estratégia, a “União pretende que todos os têxteis sejam reciclados e, nessa medida, isentos de matérias-primas perigosas” o que, defende, “nos terá de tornar muito mais exigentes no que à importação diz respeito”.

Entre as propostas da nova legislação, Mário Jorge Machado destacou ainda os requisitos de conceção ecológica dos têxteis europeus, materializados num “passaporte digital que vai representar uma grande mudança nas etiquetas, evitando algum greenwashing”. “Os consumidores vão aceder a mais informação, o que, através de um maior nível de consciência, representará uma atitude de compra mais informada”, acrescentou.

“Isto significa que inevitavelmente vamos ter de apoiar mais a investigação e a inovação. Esta transição para sermos mais ecológicos, digitais e, portanto, mais descarbonizados, vai provocar uma mudança muito importante na têxtil europeia e nacional”, rematou o presidente da ATP.

Presente também no webinar esteve Dirk Vantagem, diretor-geral da Euratex.“Garantir que os têxteis são de alta qualidade, duradouros e reciclados é o mantra central”, explicou, acrescentando a ideia de que “o fast fashion está fora de moda”. Razão pela qual a nova estratégia da União em prol da sustentabilidade e circularidade dos têxteis prevê um conjunto alargado de medidas a serem partilhadas com as empresas.

Para Dirk Vantagem, esta nova estratégia representa “uma ambição muito grande e uma enorme revolução”. “Encontros como este, a abertura às empresas e o convite à discussão são essenciais para o sucesso desta mudança”, acrescentou ainda o diretor-geral da Euratex, em jeito de elogio à iniciativa promovida pela ATP.

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