07 março 25
Tendências

Bebiana Rocha

Tecnologia e sustentabilidade moldam tendências de consumo

A tecnologia, a sustentabilidade as mudanças financeiras estão a contribuir para mudanças significativas no comportamento dos consumidores. Segundo um relatório da Capgemini Research Institute, ‘What Matters to Today’s Consumer?’, a inteligência artificial está a transformar as experiências de compra e os artigos ecológicos são cada vez mais procurados pelo público.

O relatório é baseado numa pesquisa que abrangeu 12 mil consumidores de 12 países: Austrália, Canadá, França, Alemanha, Índia, Itália, Japão, Holanda, Espanha, Suécia, Reino Unido e EUA.

Entre os dados mais relevantes está que quase um quarto dos consumidores já utilizou GenAI na sua experiência de compra, tendo 68% inclusive concluído compras com base nas recomendações da inteligência artificial.

Com base nestes números, as empresas de moda podem implementar campanhas de marketing e experiências de consumo multissensoriais e híper realistas, respondendo à procura crescente por personalização.

O estudo mostra também que 53% da geração Z compra produtos através das redes sociais, mais concretamente do Instagram e Tik Tok. Estas duas redes coincidem com as principais ferramentas usadas para conhecer novas marcas – 78% dos inquiridos diz ter descoberto novos produtos através destas plataformas.

A Capgemini diz ainda que 64% dos consumidores comprou produtos de empresas que são sustentáveis, um número que aumentou desde a última edição. Os consumidores estão cada vez mais dispostos a pagar o preço da sustentabilidade o que é uma boa notícia para as empresas do sector têxtil e vestuário que têm feito um investimento significativo para liderar esta área.

Por fim, é realçada a procura crescente por entregas cada vez mais rápidas e descontos contínuos, refletindo a mudança de prioridades financeiras. O estudo pode ser consultado na integra aqui.

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