Bebiana Rocha
A poucos dias da 41.ª edição da Milano Unica, que decorre de 8 a 10 de julho na Fiera Milano (Rho), a organização da feira tem vindo a divulgar, na sua plataforma online E-Connect, algumas das referências têxteis que ilustram as tendências para 2026-27 – com vários tecidos portugueses em destaque.
No tema “Soft Outlines”, centrado em formas suaves inspiradas nos anos 60, surge um jersey da Casa da Malha, descrito como o revestimento ideal para uma poltrona de linhas sinuosas. Já no tema “Portefolio”, que junta peças excêntricas e propostas marcadamente visuais, destaca-se um jersey branco da I.T.J.V, apresentado num vestido camiseiro com bordas pretas, e um tecido da Somelos, associado às nuances douradas de um vestido plissado.
Mais recentemente, a Lurdes Sampaio e a Penteadora foram incluídas no tema “Natural Intertwining”, pensado para explorar a ligação entre natureza e design, com texturas inspiradas em formas orgânicas e misteriosas.
A MU E-Connect antecipa assim algumas das propostas que poderão ser conhecidas ao vivo em julho, altura em que várias empresas portuguesas estarão presentes como expositoras na principal feira têxtil italiana.